Ensino de Ciências Ambientais para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Incluindo Ambientalmente Autistas da Educação Infantil

Inclusive Education

Autores

  • Claudia da Silva Cardoso
  • Felipe Fontana
  • Helaine de Oliveira Menezes
  • Anderson de Melo Splendore

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n2-027

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, TEA, Educação Ambiental, Autismo, Educação Especial, Produto Educacional, Folder Instrucional

Resumo

Apresentaremos os resultados de uma pesquisa que buscou a (i) compreensão das dificuldades que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem acerca do Ensino das Ciências Ambientais e, junto disso, (ii) almejou evidenciar possibilidades para promover a inclusão ambiental em meio a processos de ensino e de aprendizagem vinculados à Educação Infantil destes educandos. O TEA se caracteriza por distúrbios neurológicos em que o sujeito resguarda dificuldades de comunicação, interação social e alterações sensoriais. A metodologia adotada – atividades acadêmicas antecedentes à confecção de nosso produto educacional – ligaram-se a (i) pesquisas bibliográficas e a (ii) entrevistas semiestruturadas com as quais levantamos informações junto aos professores que trabalham com crianças autistas. Este trabalho se justifica pelo auxílio a educadores interessados em incluir ambientalmente alunos autistas; sendo assim, o público atendido por ele foi composto de: (a) professores de crianças com TEA e (b) crianças autistas ensinadas por eles. Verificamos que os docentes detêm algumas imprecisões acerca do que é o TEA e das implicações dela no processo de ensino e de aprendizagem de crianças autistas, especialmente no que tange as Ciências Ambientais. Por conta disso, desenvolvemos um “folder” instrucional capaz de auxiliá-los nesse processo.

Referências

ALMEIDA, R. R. B. D.; SILVEIRA, B. D. da. Propostas de diferentes estímulos de educação ambiental voltados para um aluno autista. REME-A - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 247–263, 2020. Disponível em:

https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11563. Acesso em: 26 set. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL; SECRETARIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA; MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS (orgs.) Orientações de brincadeiras para famílias com crianças com transtorno do ESPECTRO autista. 2020. Disponível em: https://gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/setembro/cartilha-da-dicas-de-brincadeiras-para-familias-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-autista/OrientaesdebrincadeirasparafamliascomcrianascomtranstornodoESPECTROautista.pdf/view. Acesso em 06 nov. 2023.

AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: Uma revisão integrativa da literatura. Dissertação em Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2017.

BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. CCBS – Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, SP, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun./2016. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000100006>. Acesso em: 19 jun. 2021.

BARRETO, Nivian Paula Barros Viana; ZABETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. A inserção social de tecnologias e metodologias para o uso e gestão sustentável dos recursos hídricos. In: LOURENÇO, Ariane Baffa et al. (orgs.). Água e sustentabilidade: educação infantil e ensino fundamental. Com-arte USP. São Paulo, 2023. p. 261-272.

BOSA, Cleonice Alves. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev. Bras, Psiquiatr. v. 28, n. 1, p. 47-53, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/FPHKndGWRRYPFvQTcBwGHNn/. Acesso em 07 nov. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Ed. Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso: Setembro 2022.

BRASIL. LEI N°. 9.795, 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental.

Brasília, DF, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 20 jun. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial a perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: 2008. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso 18 Jun. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso 21. jun. de 2021.

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: https://cutt.ly/Qxb0VNb Acesso em: 26 Set. 2022.

BRASIL. Lei nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Senado Federal, 2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acesso em: 20 set.2023.

BRASIL. Vamos cuidar do Brasil. Conceitos e Práticas em Educação Ambiental nas escolas. Brasília, MEC: 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso 26 set. 2022.

BRITES, Luciana; BRITES, Clay. Mentes Únicas. 3ª. Ed. São Paulo: Gente, 2019. p. 16-186.

CABRAL, Cristiane Soares; MARIN, Ângela Helena. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 33, p. 1-30, 2017. Disponível em:

. Acesso em: 20 jun. 2021.

FONTANA, Felipe; ROSA, Marcos Paulo. Observação, Questionário, Entrevista e Grupo Focal. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de Ciências. 1ª Ed. Maringá-PR: Editora Massoni, 2021.

GAIATO, Mayra. SOS Autismo: Guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista. 2. ed. São Paulo: Versos, 2018.

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7. ed. Porto Alegre, RS: AMGH Editora, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de Ciências. 1ª Ed. Maringá PR: Editora Massoni, 2021.

GIORDANI, Annecy Tojeiro; PIRES, Priscila A. Borges Ferreira. Normas editoriais, orientação aos autores: Cartilhas. 1. ed. Cornélio Procópio, PR: UENP, 2020.

GRIESI-OLIVEIRA, Karina; SERTIÉ, Andréa Laurato. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Revendo ciências básicas, São Paulo, SP, v. 15, n. 2, p. 233-238, abr./jun. 2017. Disponível em:

<https://scielo.br/j/eins/a/YMg4cNph3j7wfttqmKzYsst/?lang=pt>. Acesso: 19 jun. 2021.

LIMA, Natália Lorençoni; MORONG, Fábio Ferreira. A relação do autismo com o meio ambiente e a educação ambiental: Breves Comentários. Colloquium Socialis, Presidente Prudente, SP, v. 1, n. 2, p. 120-126, dez./2017. Disponível em:

<http://www.unoeste.br/site/enepe/2017/suplementos/area/Socialis/01%20-

%20Direito/A%20RELA%C3%87%C3%83O%20DO%20AUTISMO%20COM%20O%20M

EIO%20AMBIENTE%20E%20A%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20AMBIENTAL%20B

REVES%20COMENT%C3%81RIOS.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2021.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: A pesquisa bibliográfica.

Katálysis, Florianópolis, SC, v. 10, n. esp., p. 37-45, abr./2007. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2021.

MACÊDO, Cícero de Jesus Ferreira de; RIBEIRO, Karla T. da Silva; GODOY, Sara Gurfinkel M. de. Gincana ambiental: o lúdico como ferramenta de aprendizagem sobre a problemática hídrica. In: BORGES, Andréa et al. (orgs.). Água e sustentabilidade: espaços não formais de educação. São Paulo: Com-arte, 2023.

MARINHO, Eliane A. R; MERKLE, Vânia Lucia B. Um olhar sobre o autismo e sua especificação. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, p. 6085 – 6096, out./2009. Disponível em:

<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1913_1023.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2021.

NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo.

Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura.

Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 26, n. 47, p. 557-572, dez./2013. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf>. Acesso: 20 jun. 2021.

NUNES, Débora Regina de Paula; BARBOSA, João Paulo da Silva; NUNES, Leila Regina de Paula. Comunicação alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 27, n. 212, p. 655-672, 2021. Disponível em: https://scielo.br/j/rbee/a/mVvFCNhq5yHD5kCm8Tf8BNn/?lang=pt&utm_source=researcher_app&utm_medium=referral&utm_campaign=RESR_MRKT_Researcher_inbound#. Acesso em 07 nov. 2023.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Enseñanza de las Ciencias, Maringá, PR, v. 6, n. 3, p. 471-495, mar./2007.

Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART1_Vol6_N3.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2021.

ROMITA, Giovana Vieira; RIBEIRO, Lubienska Cristina Lucas Jaquiê. O papel da educação ambiental no desenvolvimento e inclusão de pessoas com TEA. XXVIII Congresso de IC da UNICAMP. UNICAMP, p. 1-3, 2020. Disponível em: <https://prp.unicamp.br/inscricaocongresso/resumos/2020P16277A28586O420.pdf>. Acesso: 18 jun. 2021.

SANTOS, Luziane do Carmo Sousa dos et al. Uso da água na recreação: sequência didática e histórias em quadrinhos, instrumentos alternativos no ensino de ciências ambientais. In: LOURENÇO, Ariane Baffa et al. (orgs.). Água e sustentabilidade: educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Com-arte, 2023.

SANTOS, Jose Ivanildo F. dos. Educação Especial: Inclusão escolar da criança autista. In: TEODORO, Graziele Cristina; GODINHO, Maíra Cassia Santos; HACHIMINE, Aparecida Helena Ferreira. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. vol. 1, núm. 2, Universidade Federal de Itajubá, Brasil, 2016. Disponível em : https://redalyc.org/journal/5606/560658991003/560658991003.pdf. Acesso 03 nov. 2023.

SCHMIDT, Carlo et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo, SP, v. 18, n. 1, p. 222-235, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v18n1/17.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021.

SILVA, Cleonice Aparecida da; SILVA, Rosimeri Arruda; ASFORA, Rafaella. Práticas pedagógicas inclusivas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Curso de Pedagogia –UFPE, p. 1-24, 2015. Disponível em:

<https://ufpe.br/documents/39399/2405255/SILVA%3B+SILVA%3B+ASFORA++2015.2.pdf/491d6719-5141-442b-8856-59aaabdae37c>. Acesso: 18 jun. 2021.

TEIXEIRA, Gustavo; GAIATO, Mayra. O Reizinho Autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. 3. ed. São Paulo: nVersos, 2018. p. 11-104.

ZIRALDO. Autismo: uma realidade. MPSP: 2013. Disponível em: http://mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/cartilha-ziraldo-autismo-uma-realidade.pdf. Acesso em 11 out. 2023.

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Cardoso, C. da S., Fontana, F., Menezes, H. de O., & Splendore, A. de M. (2024). Ensino de Ciências Ambientais para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Incluindo Ambientalmente Autistas da Educação Infantil: Inclusive Education. Revista Sistemática, 14(2), 321–340. https://doi.org/10.56238/rcsv14n2-027