Possíveis impactos do e-commerce: Sob o olhar de um renomado empresário do bordado de Ibitinga
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n2-013Palavras-chave:
e-commerce, comércio eletrônico, Ibitinga, EmpresárioResumo
Este estudo compreende como temática um olhar sobre os impactos do comércio eletrônico (e-commerce) nas empresas locais de Ibitinga, especialmente no setor de cama, mesa e banho, analisando como a transição para o ambiente digital está transformando o cenário empresarial e as estratégias de marketing. Assim, o objetivo é compreender as mudanças causadas pelo e-commerce, identificar os setores mais afetados, explorar as estratégias de marketing digital adotadas pelo empresário e avaliar os benefícios e desafios dessa transição. Para atingir esses objetivos, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, coletando dados primários através de um questionário aplicado a um dos principais CEOs do e-commerce em Ibitinga, além de analisar dados secundários de artigos acadêmicos, relatórios de mercado e estatísticas relevantes. Como resultados, a análise revela a importância do e-commerce durante a pandemia, destacando estratégias eficazes de marketing digital como SEO, uso de influenciadores e campanhas de e-mail marketing, além de ressaltar os desafios contínuos de competição, segurança cibernética e fidelização de clientes.
Referências
CAVALCANTE, I. C. Silva. Análise do comércio eletrônico para o empreendedorismo na pandemia da Covid-19. 2021.
CHAFFEY, D. Digital Business and E-Commerce Management. Pearson, 2015.
FERREIRA, R. M. As redes sociais e o crescimento do e-commerce: estudo de casos múltiplos: MusaMakeup e CRU Ecoliving. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação Digital) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2023. Orientador: António José Abreu da Silva; Coorientador: Ana Paula Camarinha Teixeira.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. Trad. Pedro Elói Duarte. (218 páginas), ISBN 9789896942083
KOTLER, P.; KELLER, K. L.; MANCEAU, D.; HÉMONNET-GOUJOT, A. Administração de Marketing. Pearson, 2017.
MAGNATES, F. C. The evolution of digital payments and e-commerce. Finance Magnates, 29 mar. 2023. Disponível em: https://www.financemagnates.com/fintech/payments/the-evolution-of-digital-payments-and-e-commerce/. Acesso em: 12 jun. 2024.
SILVA, W. M. da et al. Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro. 2021.
SOUZA, M. E. R. de. E-commerce e pandemia – uma análise com varejistas de pequeno porte no setor de moda. 2022.
TBLOCKS. How e-commerce has changed over the last 10 years. TBLOCKS, 8 nov. 2022. Disponível em: https://tblocks.com/articles/how-e-commerce-has-changed-over-the-last-10-years/. Acesso em: 12 jun. 2024.
TOMÉ, L. M. Comércio Eletrônico. 2021.
TOLEDO, P. E. R. De; SILVA, F. B. O comércio eletrônico brasileiro e sul-americano no cenário da pandemia e pós-pandemia. 2024.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. 1ª edição. São Paulo: Novatec, 2009.
TURBAN, E.; OUTLAND, J.; KING, D.; LEE, J. K.; LIANG, T. P.; TURBAN, D. C. Electronic Commerce 2018: A Managerial and Social Networks Perspective. Springer, 2018.
VALE, F. do; VIGO, L. J. da S.; MOREIRA, J. V. B. E-commerce: A transformação do comércio eletrônico. 2022.
VISSOTTO, E. M.; BONIATI, B. B. Comércio Eletrônico. Frederico Westphalen: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, 2013.
WIGAND, R. T. Electronic commerce: Definition, theory, and context. The Information Society, v. 13, n. 1, p. 1-16, 1997.
ZWASS, V. Electronic commerce: structures and issues. International Journal of Electronic Commerce, v. 1, n. 1, p. 3-23, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.