Promovendo alfabetização e letrando: Superando desafios na prática pedagógica
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar as práticas utilizadas pelos docentes alfabetizadores para alcançar a alfabetização e letramento apresentado por professores alfabetizadores de uma escola da rede municipal de Cajueiro-Al, levantando a seguinte questão: Como alfabetizar letrando? A coleta de dados foi realizada através de entrevista feita a quatro professores da referida escola. A entrevista permitiu-nos compreender a forma pela qual os docentes compreendem a relação entre os processos de alfabetização e letramento. No entanto, alguns professores sentem dificuldades em assimilar e praticar a alfabetização e o letramento, pois as mesmas demonstram erro claramente ao se colocar sobre o alfabetizar letrando. Em função do perfil dos sujeitos da pesquisa, foi possível identificar e refletir sobre as práticas pedagógicas de exclusão de conteúdos voltados para o cotidiano do aluno, que faça conexão com a realidade do educando entre as diferentes áreas do conhecimento, para que a criança aprenda com significado, e busque sentido para o aprender, visando o letramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.