Promovendo alfabetização e letrando: Superando desafios na prática pedagógica

Autores

  • Maria José Costa Toledo
  • Carla Waleska Gomes de Araújo
  • Bernard Pereira Almeida

Resumo

DOI: 10.29327/223013.13.1-2

 

O objetivo deste artigo é investigar as práticas utilizadas pelos docentes alfabetizadores para alcançar a alfabetização e letramento apresentado por professores alfabetizadores de uma escola da rede municipal de Cajueiro-Al, levantando a seguinte questão: Como alfabetizar letrando? A coleta de dados foi realizada através de entrevista feita a quatro professores da referida escola. A entrevista permitiu-nos compreender a forma pela qual os docentes compreendem a relação entre os processos de alfabetização e letramento. No entanto, alguns professores sentem dificuldades em assimilar e praticar a alfabetização e o letramento, pois as mesmas demonstram erro claramente ao se colocar sobre o alfabetizar letrando. Em função do perfil dos sujeitos da pesquisa, foi possível identificar e refletir sobre as práticas pedagógicas de exclusão de conteúdos voltados para o cotidiano do aluno, que faça conexão com a realidade do educando entre as diferentes áreas do conhecimento, para que a criança aprenda com significado, e busque sentido para o aprender, visando o letramento.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Toledo, M. J. C., de Araújo, C. W. G., & Almeida, B. P. (2024). Promovendo alfabetização e letrando: Superando desafios na prática pedagógica. Revista Sistemática, 13(1), 12–19. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4705