CURRÍCULO MULTICULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SUA CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO

Autores

  • Márcia Lucia Costa da Silva da Silva
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
  • Betijane Soares de Barros
  • Marta Lucia Silva Costa

Resumo

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.4.1-1

 

Introdução: Em uma escola inclusiva, há um compromisso com a formação integral de todos os alunos, visando levá-los a uma análise crítica sobre a sociedade em que se insere, criando caminhos para superar as desigualdades sociais e de aprendizagem. Para isso, é importante refletir acerca do modo como as políticas curriculares devem estar organizadas para agregar a ideia de inclusão. Objetivo: analisar a questão multicultural no currículo escolar a fim de compreender as abordagens e perspectivas para os povos indígenas. Metodologia: revisão bibliográfica do tipo sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 30 artigos que contemplaram três categorias: a construção de um currículo sob a perspectiva da multiculturalidade; a Lei nº 11.645/2008 e a inserção da temática indígena no currículo escolar; a educação musical inclusiva e o respeito às diferenças: uma possibilidade para o ensino das músicas indígenas. Conclusão: A adaptação curricular sob a perspectiva multicultural não é uma resposta automática à identificação de determinadas necessidades educativas especiais. Trata-se, na verdade, de um processo que deve ser pensado e programado seguindo uma ordem a qual corresponde à organização do trabalho cooperativo baseado no currículo regular.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

da Silva, M. L. C. da S., Fregadolli, A. M. V., de Barros, B. S., & Costa, M. L. S. (2024). CURRÍCULO MULTICULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SUA CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO. Revista Sistemática, 4(1), 288–315. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4669

Edição

Seção

Articles