PSICÓLOGO ESCOLAR E SUA ATUAÇÃO FRENTE AS METAMORFOSES NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
DOI: https://doi.org/10.29327/223013.3.1-3
Este artigo descreve sobre o entendimento que alguns autores têm sobre o Ensino Superior e suas metamorfoses e as perspectivas de atuação do Psicólogo Escolar dentro deste contexto acadêmico. Tem como objetivo identificar as metamorfoses no Ensino Superior e as perspectivas de atuação do Psicólogo Escolar. A revisão sistemática integrativa de literatura qualitativa por meio de artigos científicos nacionais e internacionais disponíveis na busca de dados é a estratégia metodológica definida para este estudo. Dos 4705 títulos identificados, 4748 trabalhos filtrados, 490 foram escolhidos para uma leitura minuciosa. Resultando em 4258 artigos excluídos, 11 artigos específicos ao tema do trabalho e 11 artigos que complementam o tema. As categorias temáticas elaboradas a partir da revisão sistemática integrativa são: 1- Demandas do Ensino Superior; 2- Desconhecimento do papel do Psicólogo Escolar; 3- Definição do papel do Psicólogo Escolar e 4- Atuação do Psicólogo Escolar. A discussão é norteada pela articulação entre Psicologia Escolar o Ensino Superior e o campo de atuação do psicólogo escolar que vem ganhando notoriedade com o surgimento de desafios com novas perspectivas. Censo de 2012 detecta a expansão da Educação Superior, desafios emergentes referentes a novos perfis de discentes e suas realidades diversas e as reformas universitárias tendo como meta a democratização do acesso à Educação Superior. Conclui que a Educação Superior em suas metamorfoses é um campo emergente e de produção para a atuação do psicólogo escolar exigindo por parte deste profissional, uma propriedade de sua função, aporte teórico e clareza de suas atuações, construindo sua identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.