INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA DOCÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Cristina Lopes Sampaio
  • Sônia Cristina Lopes Sampaio
  • Betijane Soares de Barros

Resumo

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.3.1-1

 

Compreende-se por educação inclusiva a ascensão e conservação dos educandos nas escolas de ensino regular, de todas as camadas da educação independentemente de suas distinções ou carências individuais, de modo a proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento individual, respeitando as diferenças constantes ao homem, como assegura Mantoan (2006), incluir “de modo a reconhecer e valorizar as diferenças, sem discriminar os alunos nem segregá-los” (p.15). Há diversos documentos que garantem a educação inclusiva, dentre eles ressalva-se, em nível internacional, a Declaração de Salamanca, de 1994, que sugere que as crianças com necessidades educacionais especiais precisam possuir o direito a ascensão a escola regular, ao meio de uma pedagogia capaz de suprir suas necessidades. Do mesmo modo, todas as autoridades governamentais necessitam estarem em condições a abarcarem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. O objetivo buscado é entender como se dá a educação inclusiva na prática, levando em consideração tantos respaldos que esta parcela populacional possui no papel. Para alcançar o objetivo buscamos livros, artigos e publicações que mostrassem esta realidade e alguns sucessos e avanços. Percebemos durante a pesquisa que diversos são os atos a tornarem a educação inclusiva uma medida produtiva e que muito falta para galgá-la.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Sampaio, A. C. L., Sampaio, S. C. L., & de Barros, B. S. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA DOCÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Sistemática, 3(1), 155–168. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4550