TEORIAS NEUROLÓGICAS NO MANEJO DO TDAH EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Bethânia Silva Barros
  • Ricardo Câmara Ribeiro
  • Renata Ferreira Rodrigues
  • Diene Landvoigt Wilhelms
  • Renata de Souza Meireles
  • Maria noeme Cruz Landim Sampaio
  • Bruna Morais Dantas
  • Ana Beatriz Sátiro Ferreira
  • Victoria Leticia Landim Arraes Sampaio
  • Mariana Slaviero Eberle

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n6-001

Palavras-chave:

TDAH, Neurobiologia, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Objetivo: Analisar as teorias neurológicas no manejo do TDAH em crianças. Revisão Bibliográfica:O transtorno  do  déficit  de  atenção  e  hiperatividade(TDAH) é um transtorno do desenvolvimento, de forte influência neurobiológica, mais comum na infância, afetando a 7% das crianças, e sendo caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que se manifestam em, no mínimo, dois ambientes como a casa e a escola. Os sintomas de TDAH ocorrem por disfunções no funcionamento cerebral. Entretanto, as origens neurobiológicas  do  TDAH  não  se  encontram  completamente  elucidadas. Os mecanismos neurobiológicos que participam do TDAH são de natureza complexa e não estão na dependência de um único neurotransmissor. A variação clínica dos casos de TDAH já reflete a intensa complexidade dos processos neuroquímicos inibitórios e excitatórios implicados na origem dos seus sintomas. Considerações finais: Destaca-se a intensidade e manifestações dos sintomas do TDAH vão  depender  diretamente  de  vários  aspectos  pessoais, genéticos ou não, do contexto familiar dos envolvidos, no apoio que recebem em casa ou ambientes escolares e profissionais.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Barros , B. S., Ribeiro, R. C., Rodrigues, R. F., Wilhelms, D. L., Meireles , R. de S., Sampaio , M. noeme C. L., Dantas , B. M., Ferreira , A. B. S., Sampaio , V. L. L. A., & Eberle , M. S. (2024). TEORIAS NEUROLÓGICAS NO MANEJO DO TDAH EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(6), 1509–1514. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n6-001