TEORIAS NEUROLÓGICAS NO MANEJO DO TDAH EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n6-001Palavras-chave:
TDAH, Neurobiologia, Desenvolvimento InfantilResumo
Objetivo: Analisar as teorias neurológicas no manejo do TDAH em crianças. Revisão Bibliográfica:O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) é um transtorno do desenvolvimento, de forte influência neurobiológica, mais comum na infância, afetando a 7% das crianças, e sendo caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que se manifestam em, no mínimo, dois ambientes como a casa e a escola. Os sintomas de TDAH ocorrem por disfunções no funcionamento cerebral. Entretanto, as origens neurobiológicas do TDAH não se encontram completamente elucidadas. Os mecanismos neurobiológicos que participam do TDAH são de natureza complexa e não estão na dependência de um único neurotransmissor. A variação clínica dos casos de TDAH já reflete a intensa complexidade dos processos neuroquímicos inibitórios e excitatórios implicados na origem dos seus sintomas. Considerações finais: Destaca-se a intensidade e manifestações dos sintomas do TDAH vão depender diretamente de vários aspectos pessoais, genéticos ou não, do contexto familiar dos envolvidos, no apoio que recebem em casa ou ambientes escolares e profissionais.
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