A formação do sujeito leitor: A oficina como pesquisa e intervenção no curso de pedagogia da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n3-012Palavras-chave:
Oficina, Intervenção, Letramento, Gênero acadêmico, Pedagogia.Resumo
Esse artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado que investigou o sujeito leitor no curso de pedagogia de uma universidade federal brasileira. O presente trabalho discute a oficina como procedimento teórico-metodológico de pesquisa-intervenção, utilizado na dissertação em questão. Apresentamos aqui a oficina como tecnologia relevante com a qual pesquisamos com o sujeito, e não simplesmente sobre o sujeito, numa cena dialógica onde pesquisador e pesquisados são coautores dos enunciados que resultam em um novo texto. A metodologia mostrou-se uma forma de intervenção na realidade pesquisada, e no nosso caso, um meio de ressignificar discursos institucionalizados. Concluímos que a oficina se reafirma, portanto, como uma proposta de pesquisa interventiva e transformadora, na qual são ressignificadas as práticas discursivas institucionalizadas.
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