A formação do sujeito leitor: A oficina como pesquisa e intervenção no curso de pedagogia da UFPR

Autores

  • Adriana Barretta Almeida

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n3-012

Palavras-chave:

Oficina, Intervenção, Letramento, Gênero acadêmico, Pedagogia.

Resumo

Esse artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado que investigou o sujeito leitor no curso de pedagogia de uma universidade federal brasileira. O presente trabalho discute a oficina como procedimento teórico-metodológico de pesquisa-intervenção, utilizado na dissertação em questão. Apresentamos aqui a oficina como tecnologia relevante com a qual pesquisamos com o sujeito, e não simplesmente sobre o sujeito, numa cena dialógica onde pesquisador e pesquisados são coautores dos enunciados que resultam em um novo texto. A metodologia mostrou-se uma forma de intervenção na realidade pesquisada, e no nosso caso, um meio de ressignificar discursos institucionalizados. Concluímos que a oficina se reafirma, portanto, como uma proposta de pesquisa interventiva e transformadora, na qual são ressignificadas as práticas discursivas institucionalizadas.

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Almeida, A. B. (2024). A formação do sujeito leitor: A oficina como pesquisa e intervenção no curso de pedagogia da UFPR. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(3), 1022–1023. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n3-012

Edição

Seção

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