Caracterização, compactação e CBR (ISC), pelo Método DIRENG-ME-01/87, realizado em Latossolo típico do Centro-Oeste Brasileiro para uma área no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília / Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-020Palavras-chave:
Distrito Federal, Aeroporto Juscelino Kubitschek, Ensaios, Solo, Método DIRENG.Resumo
Este trabalho apresenta estudos geotécnicos de campo e de laboratório, com ênfase aos ensaios de compactação segundo recomendações do Método de Ensaio para Obras de Infraestrutura Aeroportuária (Método AASHTO) e ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC ou CBR), objetivando a determinação do CBR pelo método DIRENG-ME-01/87 para o material de subleito que considera no dimensionamento do pavimento o CBR correspondente a 95% da massa específica seca compactada na energia Proctor Modificado, resultante da composição no gráfico das três energias de compactação (normal, intermediária e modificada). O estudo envolveu um amplo levantamento bibliográfico, trabalhos de campo e de laboratório com a execução de ensaios geotécnicos, mas também os devidos tratamentos dos resultados obtidos. Os estudos mostraram que os solos apresentam características táteis visuais com predominância de latossolo tipo argila areno-siltosa a argila silto-arenosa, vermelha. Ademais, a classificação pelo Sistema Unificado de Classificação dos Solos (SUCS) mostraram a predominância de silte de baixa plasticidade (ML), mas também pela TRB (HRB) predominância de solos argilosos (A-7-5). Os valores de CBR pelo método DIRENG-ME-01/87 para as 18 amostras estudadas comportaram-se de 8,1% a 9,0%, com valor médio de 8,7%, este representando 61% do valor médio do CBR da energia modificada que foi de 14%.
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