A função social da orientação educacional: Desafios e perspectivas

Autores

  • Aline Barros da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-014

Palavras-chave:

Orientador educacional, Escola, Prática educativa, Desafios.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi estudar o papel do orientador educacional na escola atual, e de forma específica: apresentar a prática educativa da orientação escolar, assim como apontar as perspectivas e desafios enfrentados pelo orientador no cotidiano da escola. Dessa forma, o problema que deu origem ao artigo em destaque foi: O orientador educacional é ator principal ou coadjuvante no espaço escolar? Sendo assim realizada uma análise precisa do referencial teórico composto por Chalita (2005), Grinspum (2003), Lück (2001), Pimentel (2006), Urbanetz (2008), entre outros, para alicerçar e fundamentar este trabalho. De posse deste referencial, elaborou-se o desenvolvimento do trabalho, por meio de uma abordagem exploratória - qualitativo. Chegando a conclusão, com base no contexto apresentado que um dos desafios apresentados atualmente para este profissional é encontrar apoio fora da escola, para realizar o trabalho de resgate do aluno do mundo das drogas, violência social e familiar, fatores estes que influencia no ambiente escolar. É uma tarefa árdua, mas não impossível para este profissional da educação.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Barros da Rocha, A. (2024). A função social da orientação educacional: Desafios e perspectivas. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(2), 554–561. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-014

Edição

Seção

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