Assistência humanizada aos pacientes críticos nas unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-009Palavras-chave:
Humanização, Pacientes críticos, Urgência, Emergência.Resumo
Mostrar a importância da atuação dos profissionais de saúde no atendimento e na assistência humanizada em Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa de literatura, e a busca pelos manuscritos, foi realizada nas páginas eletrônicas: SCIELO, BVS, LILACS e MEDLINE, se limitando aqueles publicados entre os anos de 2018 a 2022. Os estudos mostraram que uma assistência humanizada é de grande relevância nos serviços de urgência e emergência e deve ter como principal objetivo a promoção do bem-estar do paciente, levando em conta, não só seu estado clínico, mas também seu emocional e o de seus familiares. Estes resultados fazem parte de uma pesquisa que encontrou 142 artigos, dos quais 29 foram excluídos por não atenderem ao objetivo da pesquisa, 18 foram excluídos por estarem na língua inglesa ou espanhol, 34 estavam incompletos, 46 não atendiam ao recorte temporal de 2018 a 2022, permanecendo somente 15 incluído na amostra final dessa revisão. Desse, 15 (100%) estavam na língua portuguesa, 06 (40%) são de 2018, 05 (33,33%) são de 2019, 01 (6,67%) são de 2020 e 03 (20%) são de 2021. Através dos estudos analisados, conclui-se que mesmo diante de todas as dificuldades encontradas, a humanização e a assistência no atendimento, especialmente nos setores de urgência e emergência, possuem grande importância para que todo o trabalho prestado aconteça de forma satisfatória ofertando um serviço de qualidade, confiança, dignidade e respeito ao ser humano.
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