Condição física, autoestima global e rendimento académico na adolescência

Autores

  • José Francisco Nunes Guilherme
  • Carla Alexandra Ramalho de Sena Martins
  • Maria Cristina de Oliveira Salgados Nunes
  • Saúl Neves de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-006

Palavras-chave:

Adolescência, Autoestima global, Condição física, Rendimento académico, Sexo.

Resumo

Conhecer melhor a autoestima global dos adolescentes, saber como a autoestima global e os diferentes níveis de condição física se relacionam; saber como a autoestima global se relaciona com o sexo masculino versus feminino. E determinar como a autoestima global está associada com o rendimento académico, de acordo o sexo e idade, constitui tarefa importante e pertinente no atual contexto escolar.A amostra do presente estudo é constituída por 1327 participantes, 711 do sexo feminino (53,58%), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. A condição física foi avaliada mediante o Fitnessgram; o rendimento académico através da média aritmética das disciplinas e a autoestima global pela escala da autoestima global de Rosenberg (1965), adaptada por Romano, Negreiros e Martins (2007). Verificou-se que não existe relação estatisticamente significativa entre os diferentes grupos de condição física e a autoestima global, no global da amostra e em ambos os sexos. No global da amostra, a autoestima global não está associada significativamente ao rendimento académico. No sexo masculino, a correlação é significativa, positiva e fraca. No sexo feminino, a correlação não é significativa.  A autoestima global não está relacionada com a idade, no total da amostra e em ambos os sexos.A autoestima dos participantes do sexo masculino diferencia-se estatisticamente de forma significativa do sexo feminino.

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Francisco Nunes Guilherme, J., Alexandra Ramalho de Sena Martins, C., Cristina de Oliveira Salgados Nunes, M., & Neves de Jesus, S. (2024). Condição física, autoestima global e rendimento académico na adolescência. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(2), 446–461. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-006

Edição

Seção

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