Condição física, autoestima global e rendimento académico na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-006Palavras-chave:
Adolescência, Autoestima global, Condição física, Rendimento académico, Sexo.Resumo
Conhecer melhor a autoestima global dos adolescentes, saber como a autoestima global e os diferentes níveis de condição física se relacionam; saber como a autoestima global se relaciona com o sexo masculino versus feminino. E determinar como a autoestima global está associada com o rendimento académico, de acordo o sexo e idade, constitui tarefa importante e pertinente no atual contexto escolar.A amostra do presente estudo é constituída por 1327 participantes, 711 do sexo feminino (53,58%), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. A condição física foi avaliada mediante o Fitnessgram; o rendimento académico através da média aritmética das disciplinas e a autoestima global pela escala da autoestima global de Rosenberg (1965), adaptada por Romano, Negreiros e Martins (2007). Verificou-se que não existe relação estatisticamente significativa entre os diferentes grupos de condição física e a autoestima global, no global da amostra e em ambos os sexos. No global da amostra, a autoestima global não está associada significativamente ao rendimento académico. No sexo masculino, a correlação é significativa, positiva e fraca. No sexo feminino, a correlação não é significativa. A autoestima global não está relacionada com a idade, no total da amostra e em ambos os sexos.A autoestima dos participantes do sexo masculino diferencia-se estatisticamente de forma significativa do sexo feminino.
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