Aspectos da história regional de Ilhéus-BA como fonte de conteúdos para o ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-004Palavras-chave:
Ensino de física, Eletromagnetismo, CTS, História de Ilhéus – BA.Resumo
Nesse artigo resgatamos a história de uma antiga usina hidrelétrica da zona rural da cidade de Ilhéus – BA por meio de análise documental e entrevistas. Seguimos dando sugestões de trabalho com conceitos de física e tecnologia para professores de ciências do ensino fundamental, que podem ser estendidos também para a disciplina física no ensino médio. Apesar do conteúdo ser de grande relevância regional, nossa idéia pode ser aproveitada para o estudo de informações relevantes para o ensino de ciências em outras localidades. Embasamos nosso estudo na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências. A perspectiva que adotamos enfatiza uma alfabetização cientifica com vistas à cidadania, tendo como pano de fundo a importância social do tema. Chamamos a atenção também para o resgate da história e da cultura de uma região para o ensino de física e tecnologia dentro desse referencial. Por fim sugerimos estratégias para o ensino de física a serem trabalhados de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais para os anos finais do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.