Aspectos da história regional de Ilhéus-BA como fonte de conteúdos para o ensino de física

Autores

  • Adriano Marcus Stuchi

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-004

Palavras-chave:

Ensino de física, Eletromagnetismo, CTS, História de Ilhéus – BA.

Resumo

Nesse artigo resgatamos a história de uma antiga usina hidrelétrica da zona rural da cidade de Ilhéus – BA por meio de análise documental e entrevistas. Seguimos dando sugestões de trabalho com conceitos de física e tecnologia para professores de ciências do ensino fundamental, que podem ser estendidos também para a disciplina física no ensino médio. Apesar do conteúdo ser de grande relevância regional, nossa idéia pode ser aproveitada para o estudo de informações relevantes para o ensino de ciências em outras localidades. Embasamos nosso estudo na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências. A perspectiva que adotamos enfatiza uma alfabetização cientifica com vistas à cidadania, tendo como pano de fundo a importância social do tema. Chamamos a atenção também para o resgate da história e da cultura de uma região para o ensino de física e tecnologia dentro desse referencial. Por fim sugerimos estratégias para o ensino de física a serem trabalhados de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais para os anos finais do ensino fundamental.

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Marcus Stuchi, A. (2024). Aspectos da história regional de Ilhéus-BA como fonte de conteúdos para o ensino de física. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(2), 409–425. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-004

Edição

Seção

Articles