International Seven Journal of Multidisciplinary
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

e-ISSN: 2764-9547



Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

Educação: Cultura maker e as metodologias ativas

Neves Martins R;
Ferreira Costa de Oliveira V;
Cecilia de Oliveira V

Reginaldo Neves Martins

Vânia Ferreira Costa de Oliveira

Vanuza Cecilia de Oliveira


Palavras-chave

Maker culture
Active methodologies
Youth protagonism.
Cultura maker
Metodologias ativas
Protagonismo juvenil.

Resumo

Este artigo discute a construção do conhecimento na perspectiva da cultura maker, destacando o papel das metodologias ativas no protagonismo juvenil. Inicialmente, aborda-se o princípio da aprendizagem significativa, que enfatiza a incorporação de novos conceitos ao conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, é apresentada a legislação brasileira relacionada à educação, destacando-se o papel do Estado e da família na promoção do pleno desenvolvimento dos jovens. O texto também discute a evolução das práticas pedagógicas, passando da Pedagogia Tradicional para as metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é mencionada como um referencial importante para a implementação dessas abordagens. Por fim, são apresentadas algumas das metodologias ativas mais eficazes, como a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida, a aprendizagem cooperativa e o ensino híbrido, destacando sua relevância para o desenvolvimento de habilidades do século XXI e para a promoção de uma educação mais significativa e inclusiva.


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Reginaldo Neves Martins
  • Vânia Ferreira Costa de Oliveira
  • Vanuza Cecilia de Oliveira