O planejamento de atividades pedagógicas e novas metodologias em período de Pandemia do Coronavírus no meio rural do município de Bagre – Pará
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-011Palavras-chave:
Escola, Pandemia, Planejamento, Desafios, Docente.Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por dois professores em uma escola municipal de ensino fundamental no meio rural do município de Bagre-Pará, acerca do planejamento das atividades pedagógicas durante o período de pandemia do Coronavírus - 2020/2021. Os objetivos específicos foram: identificar os desafios e desvelar as dificuldades dos docentes a partir do questionamento: quais os principais desafios enfrentados pelos docentes no planejamento das atividades pedagógicas no período da pandemia do Coronavírus? A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, utilizou-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. O tipo de pesquisa realizado foi a pesquisa de campo e a bibliográfica. O estudo baseou-se em autores como Barreto & Rocha (2020), Castanheira, Maciel e Martins (2008), Eliezer, Ribeiro e Schutz (2020), Libâneo (1994), Menegolla & Sant’anna (2001), Molina (2007), Gil (2008), entre outros. A partir das análises dos dados compreendeu-se que a pandemia trouxe diversas dificuldades referentes à organização para a realização do trabalho docente. Destacam-se a falta de planejamento adequado, tanto pelos órgãos competentes do município quanto pela escola e a escassez de recursos para garantir o modelo de ensino adotado no período pandêmico – remoto, além da falta de conhecimento do como fazer, tanto da parte de professores como de alunos, não havia as condições necessárias a esse “novo” modelo de ensino. Diante dos fatos, pode-se inferir que o planejamento é um elemento prioritário nas instituições de ensino – seja em períodos diferenciados ou regulamentares, a fim de evitar maiores impactos na aprendizagem dos alunos, especialmente aqueles que se encontram em locais desprovidos de recursos que facilitem sua aprendizagem e assim não violar um dos seus direitos fundamentais que é a educação escolarizada.
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