O que pensam as crianças da educação infantil acerca do envelhecimento humano?

Autores

  • Francisane Nayare de Oliveira Maia

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n6-018

Palavras-chave:

Educação infantil, Envelhecimento humano, Pesquisa com crianças.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções de crianças entre quatro e cinco anos de idade, regularmente matriculadas na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, acerca da pessoa idosa e do envelhecimento humano. Nesse sentido, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e de Campo. Para a coleta de dados foram utilizados livros de Literatura Infantil, que explorassem a temática de forma lúdica e acessível para a idade dos alunos, para que assim fosse possível colher relatos de crianças acerca de suas concepções sobre o envelhecimento humano. Após, o material coletado foi analisado à luz do referencial bibliográfico pertinente à temática. De acordo com o que foi analisado, os resultados indicam que a temática do envelhecimento humano é distante dentre do ambiente escolar e por conseguinte aparece de forma superficial dentro conteúdos escolares, contribuindo para que as crianças apresentem concepções carregadas de estereótipos sobre a pessoa idosa. Foi possível observar também que as crianças apresentam concepções diferentes nos termos “idoso e velho”, o que chamou bastante atenção durante a coleta de dados. A palavra “velho” apareceu de forma pejorativa, já “idoso” as crianças viam como pessoas capazes de realizar atividades. É importante que se sejam realizados currículos escolares que trabalhem de forma adequada com a temática do envelhecimento humano desde a Educação Infantil, pois a escola é ambiente intergeracional. Por fim, é por meio do contato com a temática que a criança poderá ter diferentes concepções acerca da pessoa idosa e do envelhecimento humano.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Nayare de Oliveira Maia, F. (2024). O que pensam as crianças da educação infantil acerca do envelhecimento humano?. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(6), 1528–1537. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n6-018