O (des)interesse dos estudantes brasileiros pelo estudo no contexto educacional atual
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-022Palavras-chave:
Motivação, Interesse pelo estudo, Escola, Práticas pedagógicas.Resumo
O tema sobre a violência na escola é tão relevante quanto o desinteresse pelo estudo que motiva os estudantes durante o processo de aprendizagem. A motivação é um fator essencial para o bom desempenho acadêmico. Entre outros fatores, é necessário criar um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, onde alunos se sintam desafiados. Motivar os estudantes é uma das atividades diárias do professor, porém, pais e especialistas devem colaborar com afeto e encorajamento neste processo de conquistas e avanços nos estudos. Como resultados, indicam-se que é possível trazer o mundo para dentro da sala de aula e enriquecer as atividades pedagógicas por meio de práticas lúdicas como a gamificação ou louças interativas e plataformas digitais. Estas ferramentas diferenciadas, entre outras, podem estimular e motivar o aluno a ter interesse pelo conhecimento escolarizado. Este trabalho utilizou o método qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Scholar.