O (des)interesse dos estudantes brasileiros pelo estudo no contexto educacional atual

Autores

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior
  • Kênia José da Rocha
  • Lucineide Melo de Paulo Leão
  • Karinne Soares Alves da Silva
  • Maria Aparecida Alves Oliveira
  • Ludmila Meneses da Silva
  • Marinalva Maniçoba de Lira
  • Kleine José da Rocha
  • Elga Santos Marinho
  • Karine Aragão da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-022

Palavras-chave:

Motivação, Interesse pelo estudo, Escola, Práticas pedagógicas.

Resumo

O tema sobre a violência na escola é tão relevante quanto o desinteresse pelo estudo que motiva os estudantes durante o processo de aprendizagem. A motivação é um fator essencial para o bom desempenho acadêmico. Entre outros fatores, é necessário criar um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, onde alunos se sintam desafiados. Motivar os estudantes é uma das atividades diárias do professor, porém, pais e especialistas devem colaborar com afeto e encorajamento neste processo de conquistas e avanços nos estudos. Como resultados, indicam-se que é possível trazer o mundo para dentro da sala de aula e enriquecer as atividades pedagógicas por meio de práticas lúdicas como a gamificação ou louças interativas e plataformas digitais. Estas ferramentas diferenciadas, entre outras, podem estimular e motivar o aluno a ter interesse pelo conhecimento escolarizado. Este trabalho utilizou o método qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Scholar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Gonzaga Lapa Junior, L., José da Rocha, K., Melo de Paulo Leão, L., Soares Alves da Silva, K., Aparecida Alves Oliveira, M., Meneses da Silva, L., Maniçoba de Lira, M., José da Rocha, K., Santos Marinho, E., & Aragão da Silva, K. (2023). O (des)interesse dos estudantes brasileiros pelo estudo no contexto educacional atual. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(5), 1098–1108. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-022