O (des)interesse dos estudantes brasileiros pelo estudo no contexto educacional atual

Autores

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior
  • Kênia José da Rocha
  • Lucineide Melo de Paulo Leão
  • Karinne Soares Alves da Silva
  • Maria Aparecida Alves Oliveira
  • Ludmila Meneses da Silva
  • Marinalva Maniçoba de Lira
  • Kleine José da Rocha
  • Elga Santos Marinho
  • Karine Aragão da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-022

Palavras-chave:

Motivação, Interesse pelo estudo, Escola, Práticas pedagógicas.

Resumo

O tema sobre a violência na escola é tão relevante quanto o desinteresse pelo estudo que motiva os estudantes durante o processo de aprendizagem. A motivação é um fator essencial para o bom desempenho acadêmico. Entre outros fatores, é necessário criar um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, onde alunos se sintam desafiados. Motivar os estudantes é uma das atividades diárias do professor, porém, pais e especialistas devem colaborar com afeto e encorajamento neste processo de conquistas e avanços nos estudos. Como resultados, indicam-se que é possível trazer o mundo para dentro da sala de aula e enriquecer as atividades pedagógicas por meio de práticas lúdicas como a gamificação ou louças interativas e plataformas digitais. Estas ferramentas diferenciadas, entre outras, podem estimular e motivar o aluno a ter interesse pelo conhecimento escolarizado. Este trabalho utilizou o método qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Google Scholar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-01

Como Citar

O (des)interesse dos estudantes brasileiros pelo estudo no contexto educacional atual. (2023). International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(5), 1098-1108. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-022