Educação do campo e as tecnologias de informação e comunicação: entraves e possibilidades em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n3-003Palavras-chave:
COVID-19, Ensino remoto, Ensino aprendizagem, Pratica docente.Resumo
Este trabalho, que apresenta como temática Educação do Campo e as Tecnologias de Informação e Comunicação: Entraves e possibilidades em tempos de Pandemia, apresenta reflexões sobre os desafios e as estratégias adotadas para garantir o acesso e permanência dos educandos campesinos a escola E. M. E. I. F. Odil Pontes durante o distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 onde o ensino presencial foi substituído pelo ensino remoto e o docente passou a desenvolver estratégia recorrendo à tecnologia para continuidade do período letivo, viabilizando um processo de ensino e aprendizagem que englobasse a todos os aluno. A prática docente passou se tornou num desafio tanto para a escola e principalmente para os docentes que deveriam aprimorar o ensino visando em metodologia que inclui aparatos tecnológicos no sentido de possibilitar na continuidade do ensino e aprendizagem. Pretende-se discutir as possibilidades e os entraves que os sistemas de ensino público do município de Tome-Açu enfrentou para continuar as atividades escolares durante o período de distanciamento social no ano de 2020. Para melhor abordar a temática, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso em que o instrumento de coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas com intuito de verificar a vigente problemática causada pela COVID-19 considerando os aspectos social e educacional. Conclui-se a pesquisa, baseando-se a discussão dos resultados, por análise do conteúdo das falas dos participantes que trouxe uma visão detalhada das problemáticas e entraves que a pandemia causou na localidade pesquisada.