Educação do campo e as tecnologias de informação e comunicação: entraves e possibilidades em tempos de pandemia

Autores

  • Ester Moreira de Oliveira da Silva
  • José Francisco da Silva Costa
  • Poliana Silva Costa
  • Maria Bernadete Marques Silva
  • Leydinalva Viana da Cunha e Silva
  • Leanderson Costa de Souza
  • José Eduardo Pastana Silva
  • Francinei Bentes Tavares

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n3-003

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino remoto, Ensino aprendizagem, Pratica docente.

Resumo

Este trabalho, que apresenta como temática Educação do Campo e as Tecnologias de Informação e Comunicação: Entraves e possibilidades em tempos de Pandemia, apresenta reflexões sobre os desafios e as estratégias adotadas para garantir o acesso e permanência dos educandos campesinos a escola E. M. E. I. F. Odil Pontes durante o distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 onde o ensino presencial foi substituído pelo ensino remoto e o docente passou a desenvolver estratégia recorrendo à tecnologia para continuidade do período letivo, viabilizando um processo de ensino e aprendizagem que englobasse a todos os aluno. A prática docente passou se tornou num desafio tanto para a escola e principalmente para os docentes que deveriam aprimorar o ensino visando em metodologia que inclui aparatos tecnológicos no sentido de possibilitar na continuidade do ensino e aprendizagem.  Pretende-se discutir as possibilidades e os entraves que os sistemas de ensino público do município de Tome-Açu enfrentou para continuar as atividades escolares durante o período de distanciamento social no ano de 2020. Para melhor abordar a temática, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso em que o instrumento de coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado com perguntas abertas com intuito de verificar a vigente problemática causada pela COVID-19 considerando os aspectos social e educacional. Conclui-se a pesquisa, baseando-se a discussão dos resultados, por análise do conteúdo das falas dos participantes que trouxe uma visão detalhada das problemáticas e entraves que a pandemia causou na localidade pesquisada.   

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Moreira de Oliveira da Silva, E., Francisco da Silva Costa, J., Silva Costa, P., Bernadete Marques Silva, M., Viana da Cunha e Silva, L., Costa de Souza, L., Eduardo Pastana Silva, J., & Bentes Tavares, F. (2023). Educação do campo e as tecnologias de informação e comunicação: entraves e possibilidades em tempos de pandemia. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(3), 346–366. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n3-003

Edição

Seção

Articles