Avaliação da qualidade do sono, sonolência diurna excessiva e fatores associados em estudantes de medicina – uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv1n2-005Palavras-chave:
Perturbações do sono, sonolência diurna excessiva, estudantes de medicina, ensino superior.Resumo
Objetivo: Revisar a literatura científica dos últimos 20 anos, de modo sistemático, acerca da díade SDE e Estudantes de Medicina, visando compreender a relação e os impactos à saúde desses indivíduos. Método: Realizou-se uma revisão sistemática, em dezembro de 2020, nas bases PubMed e SciELO, por meio dos descritores “Transtornos do Sono", "Sonolência Diurna Excessiva” (SDE) e “Estudantes de Medicina”. Os critérios de inclusão foram: artigos originais dos últimos 20 anos, em língua inglesa, portuguesa e espanhola e, como critério de exclusão, o não preenchimento da elegibilidade para inclusão. Resultado: A análise dos estudos demonstra uma relação direta entre as responsabilidades acadêmicas dos estudantes de medicina e a privação de sono. Como consequência, este curso apresenta-se como um desencadeador dos ruins índices de qualidade de sono e da SDE, assim como das consequências sociais e psicológicas para os acadêmicos. Conclusão: As grandes exigências do curso de Medicina podem acarretar transtornos do sono devido à dificuldade de conciliá-las com a saúde individual, provocando sintomas psicopatológicos e esgotamento mental. Assim, são importantes medidas que equilibrem a rotina do estudante com as necessidades acadêmicas.
DOI: 10.56238/isevmjv1n2-005