O YOUTUBE COMO FONTE DE PESQUISA DE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES, NO COMBATE A EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Justina Pacheco de Vasconcelos
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli

Resumo

 

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.2.1-1

 

Introdução: Nas últimas décadas tem se percebido que a educação tem sido marcada por movimentos que tem lutado por uma instituição escolar que considere a diversidade cultural, interpelando a escola que tem considerado somente a cultura hegemônica. Os movimentos indígenas se destacaram nessa luta, visando construir uma escola intercultural, diferenciada e específica, propensa a valorizar a sua cultura, afirmando assim suas identidades. Objetivo: analisar a concepção da educação intercultural indígena a fim de compreender os caminhos construídos para essa prática. Metodologia: revisão sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 20 artigos que contemplavam a relação entre a interculturalidade e educação indígena. Assim, com a análise dos trabalhos científicos investigados obteve-se as seguintes categorias: a interculturalidade e as políticas educacionais voltadas às populações indígenas e a interculturalidade na práxis da educação escolar indígena. Conclusão: se faz necessário conceber a interculturalidade na educação indígena como uma proposta pedagógica que tenciona o desenvolvimento de relações de colaboração, respeito e aquiescência, entre diferentes indivíduos e culturas, visando a conservação das identidades culturais, permitindo com isso uma troca de experiências, onde todos podem enriquecer mutuamente.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

de Vasconcelos, J. P., & Fregadolli, A. M. V. (2024). O YOUTUBE COMO FONTE DE PESQUISA DE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES, NO COMBATE A EVASÃO ESCOLAR. Revista Sistemática, 2(1), 88–103. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4546