Gestão de negócios: Estudo de caso aplicado aos sistemas de informação do Exército Brasileiro
Palavras-chave:
Information Architecture, Business Management, Information SystemsResumo
Este artigo examina a integração entre Gestão de Negócios e Sistemas de Informação dentro do Exército Brasileiro, destacando como esta confluência suporta objetivos estratégicos e operacionais em um contexto militar. Com foco na estruturação eficaz de dados e informações visando facilitar a usabilidade e acessibilidade, o estudo investiga a administração de recursos e a aplicação de sistemas de informação visando a otimização do desempenho organizacional e a melhoria contínua. Mediante uma metodologia composta por análise documental, pesquisa bibliográfica e estudos de campo, incluindo entrevistas e observações diretas, foram avaliadas a eficiência das práticas correntes e identificadas possíveis lacunas e desafios enfrentados pela instituição. A relevância deste estudo é sublinhada pela necessidade de abordagens de gestão de negócios que sejam inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis, considerando especialmente as demandas específicas de segurança, sigilo e efetividade operacional inerentes às instituições militares. Além disso, o artigo propõe uma Arquitetura da Informação para o gerenciamento estratégico da informação onde os benefícios da gestão de negócios são discutidos com base nas metodologias GPD e PDCA que promovem uma abordagem sistemática e orientada por objetivos fundamentais para alcançar resultados consistentes e alinhados com as diretrizes estratégicas do Exército Brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rômulo Ferreira dos Santos, Rodrigo Florêncio da Silva, Adriana Farias da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.