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A relação entre conceitos teóricos em eletrodinâmica e atividades experimentais: Um estudo sobre a formação cidadã dos alunos

Oliveira WC;
Beranger JA

Wilson Campos Oliveira

Juan Alberto Beranger


Resumo

Este artigo investiga a relação entre conceitos teóricos em eletrodinâmica e atividades experimentais, com foco na formação cidadã dos alunos. A eletrodinâmica, ramo da física que estuda o movimento de cargas elétricas em circuitos, muitas vezes é considerada abstrata e distante da realidade cotidiana. O ensino de ciências, em particular da eletrodinâmica, muitas vezes enfrenta o desafio de tornar os conceitos teóricos acessíveis e relevantes para os alunos, além de promover uma formação cidadã que os prepare para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Nesse contexto, surge a pergunta central: como a integração de atividades experimentais no ensino de eletrodinâmica influencia a compreensão dos alunos sobre os conceitos teóricos, sua capacidade de aplicar esses conceitos em situações do cotidiano e seu desenvolvimento como cidadãos críticos e responsáveis? O objetivo geral consiste em: analisar de que forma os alunos relacionam os conceitos teóricos às atividades experimentais e às circunstâncias cotidianas colaborando para sua formação cidadã e, de modo específico: investigar a realização das atividades experimentais em eletrodinâmica; avaliar a aplicação dos alunos e, analisar o impacto da integração. A metodologia adotada neste estudo foi baseada na aplicação de dados e utilizou um método qualitativo. Foram empregadas UD (Unidades Didáticas), que consistem em uma série de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas, realizadas para atingir os objetivos propostos. As atividades incluíram a leitura oral do texto de divulgação, discussões em grupo e testes de conhecimento. Os resultados revelam que os alunos precisam de mais interlocução para conseguirem se desenvolver com mais intimidade ao conhecimento da Física e como conclusão se tem os alunos interagindo com os sistemas. Oportuniza-se as atividades cuja realização evidenciava os procedimentos de investigação e o modo como se desenvolve a ciência, contextualizadas socioeconômico-culturalmente, de maneira que fosse proporcionar-se aos alunos a apropriação dos procedimentos dos quais eles fizeram uso para criar as inúmeras teorias físicas, no intuito de compreenderem da mesma maneira como se dá o fazer ciência.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-003


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Copyright (c) 2024 Wilson Campos Oliveira , Juan Alberto Beranger

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