Educação e aprendizagem em ciências da saúde durante a pandemia do Covid-19

Autores

  • Lohany Horsts Stock Miranda
  • Gustavo Henrique de Melo da Silva

Palavras-chave:

Health teaching, Education in the Pandemic, Health education

Resumo

No final do mês de janeiro de 2020, a OMS declarou que a epidemia da COVID-19 constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, e no mês de março tornou-se uma pandemia.  Após a sua chegada no Brasil, diversas medidas de proteção foram tomadas pelas autoridades, sendo a principal delas o distanciamento social.  Este estudo teve como o objetivo discutir sobre as principais mudanças no método de ensino-aprendizado que surgiram durante a pandemia, assim como estas alterações impactam na docência em saúde em todo o Brasil. O grande desafio dos docentes quanto ao ensino remoto foi a formação do futuro profissional de saúde, que necessitam formar estimular a formação do raciocínio clínico, integrar teoria e prática, uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem e flexibilidade curricular. Além disso, outro desafio presenciado foi aprender a utilizar as novas tecnologias de informação e da comunicação na modalidade de ensino a distância para continuar o seu processo de ensino. O atual contexto mostra que os docentes e discentes em saúde estão inseridos em um contexto que favorece o adoecimento mental pelos causado pela COVID-19. Portanto, a pandemia afetou todos as áreas da educação, assim como a docência em saúde, sendo necessário a capacitação dos docentes assim como suporte psicoemocional para superar os desafios por eles encontrados.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-022

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Educação e aprendizagem em ciências da saúde durante a pandemia do Covid-19. (2024). Seven Editora, 321-326. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3717