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Ações educativas sobre higienização de mãos: Uma revisão integrativa

Nemetz B;
Michielin FC;
Machado EO;
Wachter DA;
Piccinini J;
Rosa FS;
Cogo ALP;
Leite RAM;
Santos S;
Chassot MD

Betina Nemetz

Fabiano da Costa Michielin

Elisiane de Oliveira Machado

Djulia Andriele Wachter

Julia Piccinini

Fabio Silva da Rosa

Ana Luísa Petersen Cogo

Renata de Araujo Meirelles Leite

Suimara Santos

Maicon Daniel Chassot


Palavras-chave

Enfermagem
Higiene de mãos
Educação em Saúde
Controle de infecções
Nursing
Hand hygiene
Health Education
Infection control

Resumo

Introdução: A higiene de mãos (HM) é uma estratégia básica de saúde, com baixo custo e baixa complexidade, sendo a técnica eficaz para prevenir a transmissão e a infecção de patógenos. Visto que a educação na saúde traz benefícios para a adesão à HM, é recomendado dar continuidade às ações de sensibilização dos profissionais e a realização de educação permanente, reafirmando a necessidade de implementação de estratégias contínuas para obter melhorias. Objetivo: Analisar a produção científica acerca das ações educativas sobre higienização de mãos utilizadas para a adesão dos profissionais de saúde. Método: Trata-se de Revisão Integrativa da literatura orientada pela questão norteadora: quais são as estratégias de educação em serviço realizadas sobre higienização de mãos para os profissionais de saúde e os seus respectivos resultados? As bases de dados consultadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Cumulative Index to Nursing and Allied (CINAHL), PUBMed e Scopus. O recorte temporal compreendeu o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2022. Foram excluídos artigos teóricos, estudos de revisão, relato de experiências ou resumo de eventos científicos, dissertações e teses. Resultados: A amostra final para análise foi constituída por 42 artigos, divididos em quatro categorias conforme o tipo de estratégia educacional utilizada: estratégia multimodal, tecnologia digital, apresentação expositiva e estratégia lúdica. Conclusão: As intervenções multimodais promoveram um aumento na adesão à HM, ressaltando a importância de utilizar abordagens diversas. Estratégias educacionais que incorporam tecnologia digital demonstraram melhorias na adesão à HM, embora enfatizem que a tecnologia deve ser vista como parte integrante de um conjunto de estratégias para otimizar a adesão à HM. Apesar das abordagens expositivas terem demonstrado melhora na adesão, reforça-se a necessidade de adaptar as estratégias a cada grupo profissional. Em relação à abordagem lúdica, observou-se um aumento inicial na adesão à HM, porém ocorreu regressão com o tempo, destacando a importância de intervenções prolongadas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-016


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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Betina Nemetz , Fabiano da Costa Michielin , Elisiane de Oliveira Machado , Djulia Andriele Wachter , Julia Piccinini , Fabio Silva da Rosa , Ana Luísa Petersen Cogo , Renata de Araujo Meirelles Leite , Suimara Santos, Maicon Daniel Chassot

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  • Betina Nemetz
  • Fabiano da Costa Michielin
  • Elisiane de Oliveira Machado
  • Djulia Andriele Wachter
  • Julia Piccinini
  • Fabio Silva da Rosa
  • Ana Luísa Petersen Cogo
  • Renata de Araujo Meirelles Leite
  • Suimara Santos
  • Maicon Daniel Chassot