O enfoque da andragogia em um curso de engenharia mecânica
Palavras-chave:
Andragogy, Science, Education, Teaching, LearningResumo
Para estudantes adultos de cursos de Engenharia um dos grandes desafios é, com os seus acertos e revezes, criar através de suas experiências uma consciência crítica e seguir na busca mais assertiva de suas condutas perante os procedimentos técnicos e humanos no cotidiano. Estudos dessa natureza, com o objetivo de compreender os processos de ensino e aprendizagem baseados na Andragogia, podem contribuir no desenvolvimento técnico e humano destes adultos durante a sua formação acadêmica; porém, ainda são limitados, comprovando a necessidade de aprofundamento no ensino tecnológico. Tomou-se em um universo restrito, a estratégia com enfoque da Andragogia, com o uso de métodos descritivos de caráter qualitativo e exploratório com revisão bibliográfica. A utilização de questionário, junto a um público-alvo de adultos entre 18 e 30 anos, sendo 51 estudantes dos semestres ímpares (1º ao 9º) do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Ibirubá – RS, possibilitou uma análise do perfil dos estudantes e das concepções sobre o tema. Nesta direção de estruturas de pensamento e ao encontro de respostas e de reflexões, os dados obtidos se deram em virtude da possibilidade de estruturar estratégias educacionais com base na Andragogia. Pretende-se com isso, propor novas relações de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas aos adultos de forma significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marco Antônio Moreira de Oliveira, Moisés Nivaldo Cordeiro, Cristiano Kulman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.