Biossegurança e segurança do paciente na formação em enfermagem: Conflito e transgressão entre o prescrito e o realizado
Keywords:
Educação em Enfermagem, Exposição a Agentes Biológicos, Segurança do Paciente, Conhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeAbstract
O enfermeiro é o profissional da saúde com atributos para exercer o cuidado humano nos diferentes níveis de complexidade, dos serviços de saúde, possui conhecimento científico e saber técnico para a assistência segura aos usuários, sendo necessário o investimento em educação permanente em saúde para formar novos profissionais, para exercer uma profissão com a complexidade envolvida no fazer da enfermagem, demanda grandes desafios, formação e múltiplos conhecimentos. O objetivo do estudo foi identificar como professores e estudantes desenvolvem os preceitos da biossegurança e segurança do paciente em situações de ensino e aprendizagem, teóricas e práticas, retornando nas entrevistas coletivas de autoconfrontação, a problematização de situações-chave identificadas na observação. Método: pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem teórica do processo de trabalho e teórico-metodológico da ergologia. Para a coleta dos dados utilizou-se a triangulação por meio da observação, análise documental e entrevistas de autoconfrontação, identificadas na prática supervisionada dos estudantes e professores do curso técnico e graduação de enfermagem no Brasil. Para organização dos dados foi usado o software Atlas.ti 22 e análise de conteúdo. Resultados: a partir dos relatos das situações identificadas nos locais de prática, foram descritos três casos : exposição ocupacional por tuberculose na unidade básica de saúde; assistência de enfermagem em pediatria; prescrição de medicação em uma unidade básica de saúde. Considerações finais: a ausência do debate de normas favorece a ruptura de fazeres, fatos que podem influenciar de forma negativa, considerando que os profissionais da saúde, possuem papel fundamental, influenciando e sendo coparticipantes da formação dos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Gerusa Ribeiro, Denise Elvira Pires de Pires, Caroline de Medeiros, Andrea Huhn, Giseli Cristina Zandonadi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.