Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Modelo de Ecossitemas das Representações e o Campo de Pesquisa Educacional

Brito CAF

Carlos Alexandre Felício Brito


Resumo

Este ensaio teórico procura contribuir na área de conhecimento da educação centrado na inovação incremental sobre as representações pedagógicas. As representações pedagógicas foram delimitadas a partir do campo teórico da TRS (Teoria das Representações Sociais). O objetivo primário deste ensaio teórico foi apresentar e refletir a TRS, a partir dos seus fundamentos, bem como por meio dos seus conceitos. Como objetivo secundário foi apresentar um relato de experiência, a partir de uma pesquisa-intervenção, de como a TRS poderia explicar o fenômeno investigado (Processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relativos a área da saúde (foco no sedentarismo)). A esolha pelo ensaio teórico foi devido as suas caracteristicas, ou seja, ele é um gênero textual que tem como objetivo discutir determinado tema. Consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre a temática, porém com base em pesquisa referencial – ou seja, o que outras pessoas também dizem sobre aquilo – e conclusão. O ensaio estuda o objeto na sua condição dialética. Considerando os pressuposto da TRS foi possível propor um modelo para compreender e explicar fenômenos no campo educacional. O mesmo foi nomeado por Modelo de Ecossistemas das Representações[1] . Assim, concluímos que este modelo poderá corroborar em pesquisas futuras no campo da educação, formal e não-formal, uma vez que poderá ser signficativo no avanço do conhecimento na área educacional.

 

[1] O termo utilizado neste modelo se sustenta a partir do paradigma denominado como Ecologia Profunda, descrito no livro “A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos” (CAPRA, 2006). Capra descreve que este paradigma “[...] não separa seres humanos – ou qualquer outra coisa – do meio ambiente natural. O mundo não é uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes (p. 25)”.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-110


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Carlos Alexandre Felício Brito

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Carlos Alexandre Felício Brito