TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM: NOVOS TEMPOS, NOVOS PROFESSORES: O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR PROJETOS, POR MEIO DE LEVANTAMENTO DE INTERESSES DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino de Matemática, Tecnologia Educacional, Interesses dos Estudantes, Metodologias AtivasResumo
O presente artigo aborda a revitalização do ensino de matemática em face das demandas contemporâneas, explorando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) mediada pela tecnologia e orientada pelos interesses dos estudantes como uma abordagem pedagógica transformadora. Analisa-se a importância de metodologias ativas que engajem os alunos no processo de aprendizagem, conectando a matemática a contextos reais e significativos. Discute-se como o levantamento dos interesses dos estudantes pode servir como ponto de partida para o desenvolvimento de projetos autênticos e motivadores, nos quais a tecnologia atua como ferramenta essencial para a pesquisa, a colaboração, a análise de dados e a comunicação dos resultados. O capítulo examina os fundamentos teóricos da ABP e sua relevância para o ensino de matemática, apresenta estratégias práticas para a implementação dessa abordagem, aborda os desafios e oferece considerações finais sobre o potencial da ABP mediada por tecnologia para formar estudantes críticos, criativos e proficientes em matemática.
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