POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2012 A 2021

Autores

  • Assisnez de Azevedo Farias
  • Valdemir Ferreira Silva
  • Rodrigo Gameiro Guimarães
  • Luciana Peixoto Santa Rita

Palavras-chave:

Educação, Alfabetização Infantil, Políticas Públicas, Desigualdades Regionais

Resumo

Este artigo analisa as políticas públicas voltadas para a alfabetização infantil no Brasil entre 2012 e 2021, sob os aspectos de acesso, qualidade e infraestrutura, com foco no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Destaca-se a alfabetização como etapa fundamental para o desenvolvimento educacional e social, enfrentando desafios como o analfabetismo funcional e desigualdades regionais. O PNAIC priorizou uma abordagem descentralizada e plural, integrando formação de professores e metodologias adaptadas a contextos diversos. Já a PNA centralizou suas diretrizes, adotando o método fônico como base científica, mas gerou debates sobre sua adequação em um país culturalmente diverso. O artigo utiliza revisão bibliográfica e análise documental de dados oficiais, como os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para avaliar o impacto das políticas no acesso e qualidade da alfabetização. Conclui-se que, embora ambas as políticas tenham avançado no combate ao analfabetismo, desafios estruturais e pedagógicos permanecem, demandando políticas mais inclusivas e adaptadas às realidades regionais.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-056

Publicado

2025-06-17

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2012 A 2021. (2025). Seven Editora, 959-985. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7340