AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UMA FERRAMENTA BASEADA NA INTERNET PARA AVALIAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Kelly Cristina de Souza Fornazari
  • Luís Guilherme Ribeiro
  • Rennan Rodrigues da Silva
  • Douglas Tomachewski
  • Adriana Yuriko Koga
  • Leandro Cavalcante Lipinski
  • Carolina Weigert Galvão
  • Rafael Mazer Etto
  • Edmar Miyoshi

Palavras-chave:

Mental health, Depression, Screening, Students, University

Resumo

Os estudantes universitários apresentam maior prevalência de doenças que afetam a saúde mental. Isto leva a um maior risco de abandono escolar, mau desempenho acadêmico, abuso de drogas, dificuldades em encontrar um emprego após a formatura e pensamentos suicidas. São necessárias ferramentas baseadas na Internet para triagem de alunos com sintomas dessas doenças, pois permitem realizar diagnóstico e tratamento precoces. Portanto, este estudo teve como objetivo desenvolver uma ferramenta baseada na Internet para avaliação emocional de estudantes de uma universidade pública estadual. O SAVE (software de avaliação emocional) foi desenvolvido em linguagem padronizada já utilizada pelos sistemas da universidade. Inicialmente, foi utilizado o Inventário de Beck (BDI-II) para triagem de estudantes com sintomas depressivos. Os alunos que obtiveram pontuação superior a 9 foram encaminhados para atendimento multiprofissional (psicologia, enfermagem, fisioterapia e serviço social) para diagnóstico e tratamento. A análise dos 671 questionários respondidos pelos estudantes nos primeiros 12 meses de funcionamento da ferramenta mostrou uma prevalência de 83,5% com sintomas depressivos, sendo 20,4% com sintomas leves, 39,1% com sintomas moderados e 24,0% com sintomas graves. Este estudo demonstrou a importância do uso de ferramentas baseadas na Internet para detectar sintomas que afetam a saúde mental de estudantes universitários.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-025

Publicado

2025-06-12

Como Citar

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UMA FERRAMENTA BASEADA NA INTERNET PARA AVALIAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL. (2025). Seven Editora, 398-411. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7302