PSICOMOTRICIDADE E PSICOPEDAGOGIA: ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Michelle Torres de Souza
  • Ely Lima da Cruz
  • Fabiane de Almeida Silva Miranda
  • Luciana da Costa Campelo
  • Jane Sany Maciel Graça

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Psicomotricidade, Desenvolvimento Integral, Fatores Psicomotores

Resumo

Partindo do princípio que a educação deve proporcionar a todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico (cognitivo, afetivo, lingüístico, social, moral e motor), num mundo em construção, este artigo propõe-se a refletir sobre a importância de se trabalhar psicomotricidade desde a educação infantil, prevenindo a reeducando possíveis entraves encontrados especificamente na leitura, escrita e cálculos, assim como para tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, do espaço temporal e da coordenação de seus gestos e movimentos. Todavia, sabe-se que há uma universalidade das capacidades cognitivas básicas, algumas crianças utilizam de forma diferente, enfrentando dificuldades no entendimento de diversos conteúdos. Daí a necessidade de contar com um olhar transdisciplinar de um psicopedagogo para auxiliar esse sujeito aprendente. Pois é a partir do seu diagnóstico psicopedagógico que ele terá competência de apresentar aos docentes alternativas que venham minimizar os problemas manifestados. Todavia vale salientar que o “diagnóstico psicopedagógico” assenta-se sobre diversos sujeitos e sistemas muito inter-relacionados. O primeiro ponto versa sobre a escola, que deve ser vista como instituição que promova a integração e a preparação do aluno para futuras exigências do seu cotidiano. Outro aspecto diz respeito a atuação do docente, pois ele tem a incumbência de proporcionar e estimular o pleno desenvolvimento de seus educandos, a fim de que os mesmos possam ser contemplados com situações reais de aprendizagem. Outro ponto a ser considerado é o aluno, pois ele precisa que se tenha uma visão global de sua pessoa, assim como possa ser respeitado em sua individualidade. Outro ponto fundamental é a família, considerada decisiva para determinar a relação do aluno/escola, precisa demonstrar confiança na escola, dessa forma, estará contribuindo para uma melhor adaptação da criança ao seu ambiente educacional. Novamente salientamos a importância fundamental no psicopedagogo, que irá ser um elo de ligação entre a escola, criança e família. Este deverá desde o princípio estabelecer e esclarecer sua função para que não venham pairar dúvidas sobre sua função. Enfim, a finalidade do trabalho do psicopedagogo é ajudar a promover mudanças, tanto faz no que a escola apresenta (individuais, de grupo ou metodologia) como também auxiliar na melhora das condições de ensino, os recursos entre outros, além do mais deve fazer também um trabalho preventivo para diminuir os possíveis empecilhos enfrentados pela escola e pelo docente.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-011 

Publicado

2025-05-14

Como Citar

PSICOMOTRICIDADE E PSICOPEDAGOGIA: ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7127