JOGOS COOPERATIVOS E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL
Palavras-chave:
Cooperação, Interação professor-aluno, Jogos, Pró-social, Psicologia CulturalResumo
O presente artigo teórico analisa o uso de brincadeiras e jogos cooperativos para o desenvolvimento de valores e ações pró-sociais nas interações entre professor-alunos do ensino básico. Com base na literatura, e na perspectiva da Psicologia Cultural, investiga o potencial dos jogos cooperativos associados ao cultivo de relações dialógicas em sala de aula, para promover tanto processos de ensino-aprendizagem mais eficientes quanto o desenvolvimento ético-moral dos estudantes. Indica que práticas pedagógicas lúdicas e cooperativas são capazes de potencializar o desenvolvimento de relações de confiança, a autonomia e a pró-sociabilidade de alunos e professores, gerando ações de solidariedade, cooperação e empatia. Assim, transformações na dinâmica das salas de aula contribuem para sociedades mais justas e democráticas, pautadas em valores éticos e cooperativos.
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