JOGOS COOPERATIVOS E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL

Autores

  • João Francisco Capece
  • Angela Uchoa Branco

Palavras-chave:

Cooperação, Interação professor-aluno, Jogos, Pró-social, Psicologia Cultural

Resumo

O presente artigo teórico analisa o uso de brincadeiras e jogos cooperativos para o desenvolvimento de valores e ações pró-sociais nas interações entre professor-alunos do ensino básico. Com base na literatura, e na perspectiva da Psicologia Cultural, investiga o potencial dos jogos cooperativos associados ao cultivo de relações dialógicas em sala de aula, para promover tanto processos de ensino-aprendizagem mais eficientes quanto o desenvolvimento ético-moral dos estudantes. Indica que práticas pedagógicas lúdicas e cooperativas são capazes de potencializar o desenvolvimento de relações de confiança, a autonomia e a pró-sociabilidade de alunos e professores, gerando ações de solidariedade, cooperação e empatia. Assim, transformações na dinâmica das salas de aula contribuem para sociedades mais justas e democráticas, pautadas em valores éticos e cooperativos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-002 

Publicado

2025-04-25

Como Citar

JOGOS COOPERATIVOS E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6997