AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO MUNICÍPIO
Palavras-chave:
Inclusão, Sala de Recursos Multifuncionais, Rede Municipal de Educação de Goiânia, Desenvolvimento RegionalResumo
O presente estudo investiga as práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais - SRM na Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Tem como objetivo compreender a importância desse atendimento para a Educação Inclusiva e sua colaboração para a melhoria dos resultados dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas – NEE, nas escolas e para o desenvolvimento regional, em Goiânia. Esse atendimento, em muitos casos, é o único que o estudante com NEE recebe para estimular o seu desenvolvimento cognitivo e, assim, faz-se necessário conhecer a Educação Especial, a Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, compreender a organização das SRM das escolas de Goiânia e analisar a eficiência desse atendimento. Para tanto, realizou-se, uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, a partir dos autores Alves-Mazzotti (2002), Lakatos e Marconi (2003), Minayo (2003 e 2012), na qual se verificou que as práticas pedagógicas implementadas pelas SRM no município de Goiânia, estão em consonânica com os marcos legais, complementando o ensino regular, contribuindo com o desenvolvimento dos estudantes ao longo da vida e, assim, colaborando com o desenvolvimento regional.
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