Resumo
Na prestação de serviço contábeis existe um elenco de ações que definem o exercício padrão de uma organização contábil. Considerando a importância da qualificação profissional e seus atributos qualitativos o exercício das competências sociais, por meio da colaboração entre departamentos, a prática de uma comunicação efetiva e a empatia e engajamento. A neutralidade fiscal tornou-se a base desta sustentabilidade institucional para os agentes inseridos nesta relação. Os objetivos deste estudo de caso propositivo é apresentar por meio dos resultados alcançados o elenco de proposições de soluções e ações que foram implementadas na empresa inserida no estudo que se caracteriza como prestação de serviço contábil e controladoria, localizada na região agreste do estado de Pernambuco. Diante disto, foi elaborado um mapa estratégico a partir das quatro perspectivas do Balanced Scorecard: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. Foram atribuídas para cada perspectiva, objetivos e indicadores e ponderações, a fim de atrelar ao resultado geral a devida relevância do cenário atual. Diante do resultado apresentado nas perspectivas percebe-se a empresa inserida neste estudo encontra-se no estado de “Atenção,” com 65,49% dos objetivos alcançados, Por fim, replicando este cenário para o ambiente interno da empresa inserida neste estudo pode-se concluir que esforços formalizados nas ações corretivas como propostas de soluções traduzem este processo de transição por meio da gestão do processo de integração contábil como instrumento qualificação profissional na estabilização dos níveis de neutralidade fiscal.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-047