Resumo
O estudo longitudinal analisou as necessidades formativas de professores iniciantes em uma escola pública de Mato Grosso, Brasil. Utilizando narrativas autobiográficas e entrevistas, a pesquisa destacou o papel do assessoramento pedagógico no desenvolvimento profissional. A investigação se amparou em estudos de autores consolidados no campo da formação de professores como Garcia (1999; 2008, 2009), Huberman (2000), Marcelo e Vaillant (2012), Rodrigues (2006), Ureta (2009) entre outros. A metodologia é narrativa (Souza e Cabral, 2015; Rodrigues, 2006), com estudo longitudinal e coleta de dados realizada em 2 momentos: 1) em 2014 com o uso de narrativas autobiográficas (escritas e orais) de formação coletadas por meio de memoriais e encontros formativos dialogados entre as docentes iniciantes, coordenação pedagógica da escola investigada e as pesquisadoras envolvidas, 2) em 2024 com entrevistas narrativas focando na reflexão sobre a experiência adquirida com o processo de assessoramento durante a iniciação à docência por professores e coordenação pedagógica, considerando o período de uma década (2014 a 2024). Concluiu-se que processos reflexivos e apoio contínuo da coordenação pedagógica são essenciais para a permanência e eficácia dos docentes iniciantes.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-042