Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS FORMADORES ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Verônica Gesser

Silvânia Gregório Carlos


Palavras-chave


Resumo

Este estudo investiga as estratégias de autorregulação da aprendizagem adotadas pelos formadores estaduais de Rondônia durante o contexto da pandemia de COVID-19, entre março e dezembro de 2020. A pandemia impôs desafios significativos para o ensino, obrigando uma adaptação rápida ao ensino remoto. Utilizando a teoria social cognitiva de Bandura e os modelos de Zimmerman e Pintrich, a pesquisa busca compreender como os formadores gerenciaram seus processos de aprendizagem e adaptação ao novo cenário. A metodologia adotada foi qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos materiais pedagógicos utilizados pelos formadores. Os resultados apontam que, para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia, os formadores adotaram estratégias cognitivas, metacognitivas e emocionais, como o uso de plataformas digitais, o planejamento rigoroso das atividades e a autorreflexão sobre suas práticas. A pesquisa também revela a importância da autorregulação não apenas para o sucesso do ensino remoto, mas também para a resiliência dos educadores diante de uma crise global. Este estudo contribui para a compreensão de como a autorregulação pode ser aplicada em contextos adversos, promovendo uma formação contínua mais eficaz e adaptável.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-037 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Verônica Gesser, Silvânia Gregório Carlos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Verônica Gesser
  • Silvânia Gregório Carlos