ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA OBSERVAÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ebenezer Santos da Silva
  • Antônia Soares de Oliveira
  • Carolinna Martins Ferreira
  • Golda Myer Sousa Reis Aguiar
  • João Batista Marter Pinheiro Carvalho
  • Maria do Livramento da Silva Santos
  • Maria da Piedade Urbano Amorim Alves
  • Raimunda Sousa dos Santos
  • Suenir Araujo Aguiar
  • Wylma Conceição de Jesus

Palabras clave:

Alfabetização, Letramento, Educação a Distância

Resumen

A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para a formação do indivíduo na sociedade. Com os avanços tecnológicos e a necessidade de adaptação a diferentes contextos, a modalidade assíncrona surge como alternativa viável para a promoção do ensino da leitura e da escrita. Este estudo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento de forma assíncrona, analisando os desafios, estratégias e possibilidades dessa abordagem. A pesquisa baseia-se em autores brasileiros que discutem esses temas, como Magda Soares e Emília Ferreiro, enfatizando a importância de práticas pedagógicas inovadoras que garantam uma aprendizagem significativa. Conclui-se que, apesar dos desafios, a alfabetização e o letramento assíncronos podem ser eficazes quando há planejamento adequado, uso de tecnologias interativas e suporte aos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-025

Publicado

2025-04-02

Cómo citar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA OBSERVAÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Seven Editora, 430-440. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6881