Resumo
Para que haja uma aprendizagem significativa é preciso uma transformação na concepção tradicional de ensino, deslocando o foco do professor como mero transmissor de conhecimento para um papel de facilitador do aprendizado e colocando o aluno, a Pessoa, com centro deste processo. Fundamentado nas contribuições teóricas de Carl Rogers e Abraham Maslow, este ensaio discute a importância da autonomia do aluno, da construção de um ambiente educacional acolhedor, da perspectiva da aula com encontro entre pessoas e do reconhecimento da subjetividade no processo de ensino-aprendizagem, nos processos escolares. A motivação figura como conceito central nessa discussão teórica, compreendida por nós como um elemento fundamental, influenciada tanto por fatores internos quanto pelo contexto relacional estabelecido em sala de aula. Discutimos, ao longo do texto, como a abordagem centrada no aluno, que desloca atores e processos educacionais de suas tradicionais configurações, favorece o desenvolvimento de competências não apenas cognitivas, mas também emocionais, promovendo um aprendizado mais profundo e transformador. Dessa forma, a educação significativa, que compreendemos aqui, exige a superação da mera transmissão de conteúdos, na busca por potencializar o crescimento integral da Pessoa, respeitando suas necessidades e promovendo um ensino baseado no diálogo, na confiança no encontro e reconhecimento mútuo.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-002