Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

PARA ALÉM DO CONTEÚDO: O PAPEL DO PROFESSOR NA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos

Ana Paula do Nascimento Costa

Antônio Alexandro da Silva Gomes

Antônio Cesar da Silva

Benedito Braz Sobrinho

Célia Maria Gomes da Silva

Edgar da Silva Araújo

Gildenia Craveiro Pereira

José Erandy Vieira de Sousa

Reginalda Nunes da Ponte

Vanessa Ferreira Silva


Palavras-chave


Resumo

Para que haja uma aprendizagem significativa é preciso uma transformação na concepção tradicional de ensino, deslocando o foco do professor como mero transmissor de conhecimento para um papel de facilitador do aprendizado e colocando o aluno, a Pessoa, com centro deste processo. Fundamentado nas contribuições teóricas de Carl Rogers e Abraham Maslow, este ensaio discute a importância da autonomia do aluno, da construção de um ambiente educacional acolhedor, da perspectiva da aula com encontro entre pessoas e do reconhecimento da subjetividade no processo de ensino-aprendizagem, nos processos escolares. A motivação figura como conceito central nessa discussão teórica, compreendida por nós como um elemento fundamental, influenciada tanto por fatores internos quanto pelo contexto relacional estabelecido em sala de aula. Discutimos, ao longo do texto, como a abordagem centrada no aluno, que desloca atores e processos educacionais de suas tradicionais configurações, favorece o desenvolvimento de competências não apenas cognitivas, mas também emocionais, promovendo um aprendizado mais profundo e transformador. Dessa forma, a educação significativa, que compreendemos aqui, exige a superação da mera transmissão de conteúdos, na busca por potencializar o crescimento integral da Pessoa, respeitando suas necessidades e promovendo um ensino baseado no diálogo, na confiança no encontro e reconhecimento mútuo.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-002 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos, Ana Paula do Nascimento Costa, Antônio Alexandro da Silva Gomes, Antônio Cesar da Silva, Benedito Braz Sobrinho, Célia Maria Gomes da Silva, Edgar da Silva Araújo, Gildenia Craveiro Pereira, José Erandy Vieira de Sousa, Reginalda Nunes da Ponte, Vanessa Ferreira Silva

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos
  • Ana Paula do Nascimento Costa
  • Antônio Alexandro da Silva Gomes
  • Antônio Cesar da Silva
  • Benedito Braz Sobrinho
  • Célia Maria Gomes da Silva
  • Edgar da Silva Araújo
  • Gildenia Craveiro Pereira
  • José Erandy Vieira de Sousa
  • Reginalda Nunes da Ponte
  • Vanessa Ferreira Silva