VACINA: SUA RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Nicoly Marinalva Bland’s Silva de Oliveira
  • Richard Alves de Brito
  • Silvyellen Bianca Sales Cavalcanti de Oliveira
  • Wyllamys Fernandes da Silva
  • Amanda Karollayne da Silva
  • Gilmara Ferreira de Araújo
  • Ana Maria Sotero Pereira
  • Ubirany Lopes Ferreira

Palabras clave:

Educação, Escola, Kahoot, Metodologias ativas, Vacina, Saúde pública

Resumen

A pesquisa teve por objetivo promover ações de conscientização e entendimento aos estudantes do ensino médio de uma Escola Estadual no Municipio de Nazaré da Mata - PE sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças, por meio da combinação de uma palestra didática e uma atividade lúdica, com o principal intuito de consolidar o conhecimento adquirido e incentivar práticas de saúde baseadas em evidências cientificas. Para o procedimento metodológico, adotou se a pesquisa ação dividido em cinco etapas e essas etapas foram dispostas em 3 momentos diferentes. O percentual geral de acertos na atividade lúdica foi de 66%. A partir da análise dos resultados obtidos antes e após a palestra verificou-se que o tempo e a competição são antagonistas no rendimento dos discentes, mesmo que, os resultados posteriores, de maneira geral, tenham sido significativos. A metodologia utilizada permitiu que, apesar dos desafios propostos pelo quiz, os alunos interagissem positivamente com a abordagem. Isso contribuiu significativamente para a compreensão dos conteúdos abordados e foi eficaz na construção da relação entre ensino e aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.039-032

Publicado

2025-02-24

Cómo citar