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SÍFILIS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE

Amanda Karollayne da Silva

Ubirany Lopes Ferreira


Palavras-chave


Resumo

A sífilis, uma infecção predominantemente transmitida sexualmente, configura-se como um significativo problema de saúde pública no Brasil. Quando não diagnosticada e tratada precocemente, pode evoluir, acarretando complicações graves à saúde. Diante dessa realidade alarmante, esta pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória para aprofundar o entendimento dessa problemática. O problema investigado centrou-se no número de casos de sífilis no município de São Lourenço da Mata - PE, em paralelo à carência de campanhas educativas e preventivas. Assim, foi proposta uma intervenção educacional direcionada aos alunos do 1º ano do ensino médio da escola Centro Educacional Balão Mágico, com o propósito de informá-los, preveni-los e conscientizá-los sobre a sífilis, capacitando-os como agentes multiplicadores de informações em suas comunidades. A metodologia aplicada envolveu a realização de uma palestra abordando desde a estrutura da bactéria Treponema pallidum até os métodos de diagnóstico e tratamento da sífilis, contextualizando a situação epidemiológica da doença no Brasil, em Pernambuco e no município. A palestra foi desenhada para estimular discussões pós-evento entre os estudantes, promovendo uma reflexão crítica e fomentando uma abordagem informada sobre saúde sexual dentro do ambiente escolar. Os resultados alcançados destacaram a importância da escola no papel de informar, prevenir e conscientizar os jovens sobre temas de saúde pública. Concluindo que são necessárias mais intervenções e projetos educacionais voltados à saúde, visando mitigar problemáticas como a sífilis, que se mostram cruciais para a qualidade de vida dos indivíduos, bem como da necessidade da escola de se integrar como veículo de comunicação, orientação e prevenção desses problemas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-031 


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Copyright (c) 2025 Amanda Karollayne da Silva, Ubirany Lopes Ferreira

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