INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SUSTENTÁVEIS E A INFLUÊNCIA NA MARCA E NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O ALUNO
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Instituições de Ensino Superior (IES), Ensino superior sustentável, Bem-estar social, ambiental e econômico, Estratégia sustentávelResumo
Instituições de Ensino Superior (IES) são propulsoras do conhecimento sustentável e desempenham um papel relevante na promoção do bem-estar social, ambiental e econômico. Desta forma, este estudo investiga a influência das iniciativas das IES voltadas à sustentabilidade na marca e na gestão do relacionamento de alunos em IES públicas do estado do Maranhão. Especificamente, investiga a influência de iniciativas sustentáveis na imagem verde, na imagem da marca e na gestão do relacionamento com o aluno, além do mais a influência da imagem da marca na gestão do relacionamento com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com corte transversal e dados primários com 40 estudantes de IES públicas. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para explicar as relações do modelo conceitual proposto. As evidências mostram o importante papel tanto da imagem verde quanto da imagem na marca dessas instituições educadoras nas relações entre a Instituição de Ensino Superior Sustentável e o relacionamento com o aluno. Em outras palavras, são catalisadoras das relações com os alunos a partir da implementação de iniciativas sustentáveis nessas instituições de ensino. Assim, este estudo apresenta contribuições para a literatura na área de Administração e apontar mais uma opção estratégica para a sustentabilidade no ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andresson Fernandes Araujo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.