VERSO E REVERSO DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Cleonilda Sabaine Thomazini Dallago
  • Ivanice de Oliveira Cândido Neres
  • Marciana Alexandre

Palavras-chave:

Educação Superior, Capitalismo, Serviço social, Assistência estudantil

Resumo

O presente artigo apresenta uma contextualização da política de educação no ensino superior e traz reflexões a respeito da inserção do serviço social nesta política, como espaço de atuação profissional. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica em materiais que discutem sobre a temática, e discussões realizadas no Tópico Especial  Políticas Educacionais e Lutas Sociais no Brasil: o sentido da emancipação humana, cursado no Programa de pós-graduação, nível mestrado PPGSS, Unioeste campus de Toledo. Observamos que os estudos têm como referência o processo educacional dentro da lógica contraditória do capitalismo, mais especificamente o ensino superior, sendo seu alargamento e acesso um consenso entre a requisição própria do modo de produção vigente e também fruto de embates e lutas políticas pelo direito a educação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-024 

Publicado

2025-02-17

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