Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

CULTURA E INCLUSÃO NO DESIGN DE PRODUTOS PARA MULHERES AUTISTAS: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA

Melissa Marcílio Batista

Annibal Gouvêa Franco


Palavras-chave


Resumo

Este artigo analisa o design inclusivo voltado para mulheres autistas sob uma perspectiva antropológica crítica. Argumenta-se que abordagens universalistas frequentemente desconsideram as especificidades de gênero e cultura, resultando em exclusões que perpetuam desigualdades estruturais. Com base em autores como Geertz (2008), Lévi-Strauss (2008) e Moore (1989), destaca-se que produtos não são apenas ferramentas funcionais, mas carregam significados simbólicos que moldam pertencimentos e identidades. O trabalho sugere que práticas culturalmente conscientes e interseccionais são essenciais para reconfigurar os sistemas simbólicos e promover inclusão de forma ética e efetiva. Além disso, propõe metodologias participativas como caminho para o desenvolvimento de soluções sensíveis às vivências e necessidades das mulheres autistas, transcendendo adaptações técnicas e dialogando com as experiências sociais e culturais do grupo.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-002


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Melissa Marcílio Batista, Annibal Gouvêa Franco

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Melissa Marcílio Batista
  • Annibal Gouvêa Franco