PADRÕES DE USO DO CELULAR ENTRE OS CIDADÃOS DO INTERIOR DO MATO GROSSO: UM ESTUDO SOBRE ESCOLARIDADE, ESTUDANTES E JOVENS ADULTOS
Palavras-chave:
Inclusão digital, Uso do celular, Escolaridade, Jovens, Políticas públicasResumo
Este estudo investiga os padrões de uso do celular entre os cidadãos do interior do Mato Grosso, com ênfase nas diferenças entre faixas etárias e níveis de escolaridade. O objetivo é compreender como o celular é utilizado como ferramenta de comunicação, lazer e inclusão digital, e explorar as implicações desse uso para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos usuários. A pesquisa utilizou uma combinação de análise descritiva, testes de correlação e análise de clusters para identificar grupos específicos de uso. Os resultados indicam que indivíduos com menor escolaridade tendem a utilizar o celular mais intensamente para lazer, enquanto aqueles com maior escolaridade fazem um uso mais orientado ao trabalho e aprendizado. Além disso, os jovens adultos, especialmente na faixa de 18 a 24 anos, demonstraram o uso mais intenso para atividades recreativas, principalmente em redes sociais e streaming, confirmando a hipótese de que o uso recreativo é mais prevalente nesse grupo. Embora não haja dados diretos suficientes para confirmar o impacto do uso recreativo no desempenho acadêmico, teoricamente argumenta-se que esse uso excessivo pode ter consequências negativas na produtividade e no desempenho escolar. Esses achados reforçam a necessidade de políticas públicas que incentivem o uso equilibrado do celular, promovendo atividades produtivas e educacionais, especialmente entre os jovens e os grupos de menor escolaridade. Recomenda-se a implementação de programas de capacitação digital, com foco em um uso mais equilibrado e produtivo da tecnologia, visando reduzir desigualdades e ampliar as oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
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