TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS AUDIOVISUAIS PARA GESTANTES
Palavras-chave:
Saúde da Mulher, Gestação, Tecnologia educacional, VídeoResumo
Apesar das melhorias no setor saúde nas últimas décadas, os estudos ainda demonstram importantes números de mortes maternas relacionadas às causas evitáveis relacionadas à gestação, parto e puerpério. O objetivo deste estudo é identificar a tendência das teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sobre tecnologias educacionais audiovisuais para gestantes no pré-natal. Trata-se de um estudo documental, descritivo e exploratório, utilizando como estratégia de busca a combinação de termos “tecnologia educacional” AND gestação OR audiovisual OR vídeo. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus da pesquisa foi composto por sete estudos, sendo três teses e quatro dissertações. Os estudos demonstram preocupação com temáticas emergentes relacionadas ao parto humanizado e prevenção da violência obstétrica. O desenvolvimento de tecnologias educacionais envolve processos importantes de validação e avaliação. Dois estudos trouxeram tecnologias educacionais voltadas para promoção de saúde diante das síndromes hipertensivas e para o contexto de saúde bucal da gestante. De modo geral, a população tem buscado cada vez mais informações rápidas, com pouca leitura e muitos recursos visuais, havendo destaque para a reprodução dos vídeos curtos que estão em alta nas redes sociais atualmente. Considerou-se que ainda há uma lacuna diante da avaliação das tecnologias educacionais com público-alvo a fim de proporcionar confiabilidade e aprimorar a utilização da tecnologia ou produto com públicos específicos ou de diversos contextos conforme a sua proposição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Comin Silva Almeida, Graciela Dutra Sehnem, Maria Denise Schmith, Giovana Batistella de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.