CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE CASO E PRÁTICAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
Palabras clave:
Curricularização, Extensão, Inovação, Educação, Ensino SuperiorResumen
Este estudo examina a implementação da curricularização da extensão no ensino superior, com foco em suas implicações para a formação acadêmica e social dos estudantes. Utilizando como estudo de caso o Centro Universitário FAVENI, o trabalho analisa a eficácia das atividades extensionistas quando integradas ao currículo, promovendo uma formação integral que abrange tanto o desenvolvimento teórico quanto a prática social. A pesquisa foi baseada em experimentos de acessibilidade e comunicação não verbal, onde os alunos experienciaram barreiras comuns enfrentadas por pessoas com deficiência. Os resultados indicam que atividades práticas proporcionaram uma maior conscientização sobre inclusão: 83% dos participantes relataram estar mais preparados para aplicar conhecimentos acadêmicos em contextos reais, e 76% observaram o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como empatia e colaboração. Além disso, 92% dos alunos destacaram uma compreensão ampliada sobre questões sociais e ambientais. Estes achados reforçam a curricularização da extensão como um projeto político-pedagógico essencial para a formação de cidadãos críticos e engajados. Em resposta ao Plano Nacional de Educação e à Resolução nº 7/2018, o estudo evidencia a relevância das práticas extensionistas como parte central do currículo acadêmico, contribuindo para uma educação superior mais inclusiva e transformadora.
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Derechos de autor 2024 Débora Mendonça Monteiro Machado, Drieli Aparecida Rossi, Francisco das Chagas Galvão de Lima, Ricardo David Lopes, Ana Paula Rodrigues, Vagner Aquino Zeferino, Danilo Augusto de Souza Machado

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