CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Alfabetização, Desenvolvimento, Leitura, Letramento, Literatura InfantilResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Literatura Infantil para processo de alfabetização e letramento, seus benefícios para a formação de leitores e o desenvolvimento de um sujeito crítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a fundamentação da revisão de literatura, trazendo referencias nas áreas de alfabetização e Literatura Infantil: COELHO, FARIA, FERNANDES, LAJOLO, SILVA, SOARES e ZILBERMAN. Ressalta-se a importância do (a) professor (a) para estimular o desejo pela leitura, buscando uma metodologia que favoreça o processo de alfabetização e letramento, de uma maneira precisa, e que desencadeie a formação da identidade da criança. O estudo acerca do processo de alfabetização e letramento e seus aspectos sociais, aponta como relevante a formação do professor como sujeito leitor e formador de novos (as) leitores (as) e o livro de Literatura Infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos estudantes no início de escolarização.
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