SABERES E CULTURAS POPULARES: DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS E ECOLOGIA DE SABERES NA ZONA DA MATA MINEIRA

Autores

  • Valter Machado da Fonseca
  • Carmen Lucia Ferreira Silva

Palavras-chave:

Educação, Cultura Popular, Pedagogia Crítica, Troca de Saberes/UFV

Resumo

Nesta pesquisa, os autores discutem alguns fundamentos, pressupostos, princípios e conceitos importantes para o trabalho com a Educação Popular. Examinam os conceitos básicos de cultura correlacionando-os com a necessidade da valorização dos saberes e conhecimentos produzidos pelos setores marginalizados da sociedade moderna. Neste texto, os autores mostram que o trabalho com as mais diversas formas de culturas demanda abrir mão de concepções dogmáticas, justamente por compreenderem o conceito de cultura inserido num contexto histórico e social espontâneo e livre, onde os atores sociais constroem sua identidade cultural independente das concepções e conceitos culturais impostos pelo Estado e pelas elites econômicas detentoras do poder político e econômico que regem a sociedade moderna. Faz uma distinção entre os saberes advindos dos setores populares daqueles produzidos pelo Estado capitalista e reproduzidos pelo ensino formal. Por fim, o artigo apresenta aspectos e registros da riqueza de diálogos culturais da “Troca de Saberes”, evento realizado na UFV.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-077

 

Publicado

2024-12-16

Como Citar

da Fonseca , V. M., & Silva, C. L. F. (2024). SABERES E CULTURAS POPULARES: DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS E ECOLOGIA DE SABERES NA ZONA DA MATA MINEIRA. Seven Editora, 1216–1232. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6245