Resumo
A Educação Brasileira atual necessita de transformações na busca de melhorias, pois sofre com a falta de investimentos e com o despreparo dos profissionais em mediar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, inclusiva, colaborativa e transformadora. Com o desenvolvimento a partir da equipe educacional, especialmente na formação contínua dos educadores, tais necessidades se tornarão realidade, desde que a Gestão Escolar seja democrática, facilitadora e incentivadora, implementando a temática sobre a diversidade étnica e cultural. O presente estudo teve como objetivo principal analisar como tem sido implementada a temática da diversidade étnica e cultural em uma instituição de ensino profissionalizante no interior do estado de São Paulo, e como objetivos específicos, descrever acerca da importância da temática da diversidade étnica e cultural no âmbito escolar, compreendendo as propostas metodológicas de ensino para o cumprimento da Lei 11.645/08 e investigar como são planejadas e realizadas as ações pertinentes à diversidade étnica e cultural. Metodologicamente este trabalho é qualitativo do tipo Estudo de Caso. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com gestores e professores perfazendo um total de 18 sujeitos da pesquisa. As entrevistas nos forneceram materiais suficientes para percebemos a importância e a necessidade de trabalharmos este tema nas escolas, com todos os profissionais da educação, para que eles se sintam seguros e capazes de abordar o tema com tranquilidade, leveza e conhecimentos suficientes para desmistificar tabus e preconceitos que permeiam nossa sociedade, geradores de sofrimento e violência. Pois acreditamos que a educação é capaz de transformar o sofrimento em resolução de conflitos, mesmo sofrimento enraizado por séculos, trazendo paz, união e justiça com respeito e trocas enriquecedoras especialmente de um povo tão miscigenado e rico culturalmente como os brasileiros.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-030