Resumo
Os estudos afirmam que a necessidade de trabalhar é o principal motivo apontado por jovens de 14 a 29 anos para abandonarem os estudos. Desta forma, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino cujo objetivo é assegurar os direitos educativos da população que não teve acesso ou interrompeu os estudos antes do término da Educação Básica. A presente pesquisa objetiva compreender historicamente os desafios e perspectivas de acesso dos trabalhadores rurais aos programas educacionais. Primeiramente, adotou-se como método a revisão bibliográfica da literatura, de 2007 a 2023, sobre o tema da escolarização de trabalhadores rurais. Também participaram, por meio de uma entrevista semiestruturada, dois trabalhadores rurais matriculados na EJA. Os entrevistados apontaram que o cansaço era o principal fator que impedia a continuidade dos estudos, sendo que a modalidade de ensino EJA, foi benéfica para a formação escolar. Brenner e Carrano (2023) destacam que o trabalho e a escola são espaços e tempos sociais que ao se articularem produzem expectativas e viabilizam projetos de vida, não devendo somente o trabalho ser compreendido como busca por meios de subsistência, mas também como a busca pela independência e autonomia, por parte dos estudantes. Diversos são os desafios em conciliar estudo e trabalho, levantando as reflexões sobre a importância da escolarização e das contribuições da Psicologia para a compreensão dos processos psicológicos necessários à formação do sujeito, do processo educativo e à implementação das atividades educativas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-014